Prefeitura de Ilhabela promove Workshop de Libras para servidores públicos

Prefeitura de Ilhabela inicia projeto “Praticando Defesa Civil na Escola” (5)_Easy-Resize.com

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou, na última quinta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, o Workshop de Libras – Comunicação Acessível no Atendimento Público, voltado aos servidores municipais.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais para o uso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo a proporcionar um atendimento mais acessível, empático e inclusivo às pessoas surdas.

O workshop integra as ações do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência de Ilhabela, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa busca introduzir os participantes à Libras como língua e expressão cultural da comunidade surda, além de desenvolver habilidades de comunicação básica, estimular o respeito à diversidade linguística e fortalecer práticas inclusivas no serviço público.

Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Lei nº 10.048/2000, que garantem atendimento prioritário e acessível às pessoas com deficiência, a capacitação apresentou um conteúdo abrangente. Durante o evento foram abordados temas como acolhimento e sensibilização; introdução à Libras; alfabeto manual (datilologia); sinais de cumprimento e expressões cotidianas; sinais utilizados em repartições públicas; e dinâmicas de valorização da diferença. Após passar por todas essas temáticas, a apresentação proporcionou uma reflexão final: “O surdo tem o direito de ser surdo. Respeitar é incluir”.

O workshop foi conduzido de maneira interativa, com dinâmicas em grupo, recursos visuais e atividades práticas que favorecem a vivência da comunicação em Libras e o contato com aspectos da cultura surda.

A formação foi ministrada pela intérprete e especialista em Libras, Thalita da Silva de Carvalho, pedagoga, graduanda em Letras – Libras e especializada em Intervenções Psicossociais no Contexto das Políticas Públicas.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Alessandro Carvalho Vieira, a comunicação é um direito de todos. “Capacitar nossos servidores para compreender e acolher melhor as pessoas surdas é um compromisso da gestão do prefeito Toninho Colucci, um passo importante para tornar o atendimento público mais humano e inclusivo em Ilhabela”, ressaltou.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam