Uma vistoria técnica foi realizada nas praias da Tabatinga, Mococa, Martim de Sá e no Molhe do Rio Jequeriquerê, com o objetivo de monitorar a dinâmica costeira do município e subsidiar futuros estudos ambientais. A ação, que integra o trabalho conjunto entre o Governo do Estado de São Paulo e Caraguatatuba, reuniu especialistas e representantes das duas partes para uma análise aprofundada da situação.

A atividade contou com a participação da Profª. Dra. Célia Regina de Gouveia Souza, pesquisadora científica do Departamento de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/SEMIL), além do arquiteto Paulo André, presidente do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte. O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, técnicos da secretaria e, especificamente no molhe, o secretário adjunto de Obras, engenheiro João Alarcon, também acompanharam a vistoria.
Durante a visita, foi avaliado o estado atual da erosão ao longo das praias, com identificação dos trechos mais críticos e dos impactos na ocupação da orla; as possíveis causas naturais e antrópicas relacionadas ao avanço do mar; e as alternativas de mitigação baseadas na natureza, voltadas à preservação da integridade das praias e à segurança dos frequentadores.
A partir do monitoramento realizado, a Profª. Dra. Célia deve elaborar um relatório técnico detalhado com as conclusões da vistoria, que deverá ser entregue à Prefeitura nas próximas semanas.
O Governo Municipal reforça que as discussões em campo, com a especialista, possibilitaram o aumento do conhecimento dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Além disso, o documento servirá como base para a continuidade dos estudos, em parceria com o Estado, para definir ações prioritárias dos locais visitados.









