O Maresias Shootout mostrou porque é considerado um dos principais eventos de surfe do Brasil, na última sexta-feira (21/11). Com o mar em condições perfeitas e um grande público apaixonado pela modalidade acompanhando tudo bem de perto, a 4ª edição do Maresias Shootout foi um sucesso e consagrou o surfista Eric Bahia como o Rei da 20 (melhor onda surfada na competição).
Bahia também foi o campeão da categoria Open, uma das principais do evento. Na categoria Open, participaram 36 surfistas da elite do surfe brasileiro. “Acho que agora, vou conseguir dormir tranquilo, pois ganhar a etapa do Shoutout e do Paúba Super Tubos em dois dias é motivo de muita felicidade”, comemorou o surfista campeão.
No feminino, a campeã foi Suelen Naraísa, atleta de Ubatuba, que competiu em alto nível com outras 11 surfistas. Na Master, Gilmar Silva, morador do Guarujá, foi o campeão ao disputar com mais 35 talentos do surfe na sua categoria.
Entre os espectadores presentes estavam o prefeito Reinaldinho Moreira e o tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina, que foram prestigiar a competição que teve momentos emocionantes.
“O Maresias Shootout reforça a força do surfe em São Sebastião e a importância da nossa cidade no cenário nacional da modalidade. É uma alegria ver atletas de tantos níveis reunidos aqui, em um evento tão bem organizado, criado por atletas locais de renome e prestigiado por um enorme público. Parabéns aos campeões e a todos que fazem parte dessa festa que valoriza o esporte, o turismo e a energia única da nossa Costa Sul”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), foi uma das apoiadoras do evento, buscando fomentar ainda mais a modalidade e os eventos esportivos no município.
O evento contou com aulas de yoga, música, gastronomia, brinquedos infláveis com recreação, pista de skate, expositores, sorteios e brindes.
Rei e Rainha da 20
O Maresias Shootout sempre consagra o Rei e Rainha da 20. O título é dado para quem pegar o melhor tubo do campeonato, independentemente de qual categoria esteja competindo.
Na 1ª edição, em 2021, o Rei da 20 foi Igor Moraes, que também conquistou o título da categoria Open e levou o Campeonato brasileiro daquele ano. Quem subiu no topo do pódio da categoria Master do Maresias Shootout 2021 foi o freesurfer, shaper, tube rider e morador de Maresias Sergio Frog.
Na 2ª edição, o surfista Ian Gouveia, integrante do WSL Challenger Series 2023, foi o campeão da categoria Open e coroado como o Rei da 20 ao pegar o melhor tubo da competição. No feminino, Sol Carrion levou o título e na categoria Master Masculino Costinha levantou o troféu de campeão.
Na terceira edição, Sol e Costinha foram campeões novamente. Já na Open, em 2024, o surfista local Thiago Camarão levou a melhor na final do Maresias Shootout e acabou recebendo uma nota 10, após pegar um tubo perfeito. O atleta Eric Bahia também tirou um 10, mas na somatória Camarão venceu o campeonato. Entretanto, o título de Rei da 20 por maior pontuação de onda surfada foi dividido para os dois. Neste ano, como citado, o título foi para Eric Bahia.
O torneio visa valorizar os free surfers e as boas ondas, buscando a tradição e o crescimento da regionalidade do esporte na praia de Maresias.









