O compromisso com a preservação ambiental e a qualidade do turismo local está sendo intensificado com as ações de limpeza e conscientização contra o lixo nas praias em Caraguatatuba. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, ganha ainda mais força com a chegada da alta temporada, período de maior movimento na orla.

O descarte irregular de resíduos, como espetos de churrasco, plásticos e restos de isopor, especialmente nas praias e em pontos sensíveis da cidade como rios, valas e encostas, segue como um dos principais desafios ambientais. Além de impactar a paisagem e a experiência de moradores e turistas, o lixo acumulado compromete a saúde pública, coloca em risco a fauna marinha e sobrecarrega os sistemas de drenagem.

Durante feriados prolongados e meses de maior fluxo turístico, toneladas de resíduos são recolhidas diariamente das praias, o que evidencia a necessidade de ampliar a conscientização e o engajamento de todos.
O lixo deixado na faixa de areia, costeiras ou transportado pela chuva até o mar traz uma série de prejuízos, como danos à vida marinha, prejuízo ao turismo e à saúde pública e o comprometimento da infraestrutura urbana com o entupimento de galerias e rios que podem ocasionar alagamentos, especialmente no período de chuvas.
O Governo Municipal tem intensificado as ações para diminuir os impactos do lixo e promover uma cidade mais limpa e sustentável. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuarão na limpeza da praia, com reforço significativo na alta temporada. A Prefeitura mantém fiscalização constante e aplica multas para o descarte irregular, conforme prevê a Lei Complementar nº 127/2023.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promove projetos permanentes que estimulam o cuidado com o meio ambiente, entre eles: mutirões de limpeza, com participação de voluntários e entidades, Caraguá Sem Bitucas, com instalação de coletores e totens educativos, recuperação do Jundu, para preservar a vegetação que protege a restinga e toda a biodiversidade local, Projeto Guardião da Costeira, para estimular as ações educativas e a Coleta Seletiva e Ecopontos, para incentivar descartes de resíduos de acordo com o seu tamanho da forma correta.
A Prefeitura reforça que a conservação das praias depende da atitude de cada visitante e morador. Denúncias de descarte irregular podem ser registradas pela Central de Relacionamento 156, através do telefone, site ou aplicativo “Caraguatatuba 156”.









