A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou no sábado (13/12), no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), o 1º Mutirão do programa Pega a Visão, programa recém-lançado no município com foco na ampliação dos atendimentos oftalmológicos, incluindo consultas especializadas e cirurgias de catarata.

Nesta primeira edição, foram realizados 31 procedimentos cirúrgicos de catarata. Quatro cirurgias precisaram ser suspensas por motivos clínicos relacionados a quadros gripais dos pacientes, que já foram reagendados para o próximo mutirão, previsto para o dia 17 de janeiro de 2026.
O programa foi criado com o objetivo de reduzir de forma significativa a fila de espera por atendimentos oftalmológicos na rede pública municipal. A previsão da Secretaria de Saúde é de que, em até 90 dias, mais de 7 mil pessoas sejam atendidas por meio da iniciativa, que seguirá com novos mutirões ao longo dos próximos meses.
O oftalmologista Glauco Reis destacou a importância do programa para os pacientes. “Os resultados deste primeiro mutirão são muito positivos. Nosso objetivo é avançar para zerar a fila de espera tanto de consultas quanto de cirurgias, garantindo mais qualidade de vida para a população”, afirmou.
O prefeito Reinaldinho Moreira ressaltou o impacto social da ação e o compromisso da gestão com a saúde pública. “Esse mutirão representa um cuidado real com as pessoas que aguardavam há muito tempo por esse atendimento. O Pega a Visão é um programa que amplia o acesso, garante procedimentos gratuitos e devolve dignidade e autonomia aos pacientes. Seguiremos investindo para melhorar cada vez mais a saúde da nossa cidade”, declarou o prefeito.
Entre os beneficiados pelo mutirão, a aposentada Maria Merces Perez Sales, 76 anos, moradora de Maresias, comemorou a realização da cirurgia. “Eu estava esperando fazia tempo, repetindo exames, persistindo. Fiz primeiro de um olho, e agora do outro. Talvez nem precise mais usar óculos. Recomendo para quem tem catarata que aproveite porque vale muito a pena”, relatou.
Já Ladislau José dos Santos, 81 anos, também morador de Maresias, destacou a importância do atendimento gratuito. “Esperei mais de anos por essa cirurgia. Foi rápido, foi ótimo e é uma cirurgia delicada. Esse mutirão precisa continuar, faz muito bem pra gente. Um amigo meu pagou cerca de R$ 20 mil numa cirurgia particular. Aqui foi tudo gratuito. O prefeito está de parabéns”, afirmou.
Os próximos mutirões do programa Pega a Visão já estão programados para os dias 17 de janeiro e 21 de fevereiro de 2026. No último sábado de janeiro, também estão previstas cirurgias de córnea, incluindo implante de anel intraestromal e procedimento de Cross Link, ampliando ainda mais a oferta de atendimentos especializados no município.









