1º Mutirão do programa ‘Pega a Visão’ é realizado com sucesso no Hospital de Clínicas de São Sebastião

WhatsApp Image 2025-12-15 at 17.39.31

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou no sábado (13/12), no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), o 1º Mutirão do programa Pega a Visão, programa recém-lançado no município com foco na ampliação dos atendimentos oftalmológicos, incluindo consultas especializadas e cirurgias de catarata.

Nesta primeira edição, foram realizados 31 procedimentos cirúrgicos de catarata. Quatro cirurgias precisaram ser suspensas por motivos clínicos relacionados a quadros gripais dos pacientes, que já foram reagendados para o próximo mutirão, previsto para o dia 17 de janeiro de 2026.

O programa foi criado com o objetivo de reduzir de forma significativa a fila de espera por atendimentos oftalmológicos na rede pública municipal. A previsão da Secretaria de Saúde é de que, em até 90 dias, mais de 7 mil pessoas sejam atendidas por meio da iniciativa, que seguirá com novos mutirões ao longo dos próximos meses.

O oftalmologista Glauco Reis destacou a importância do programa para os pacientes. “Os resultados deste primeiro mutirão são muito positivos. Nosso objetivo é avançar para zerar a fila de espera tanto de consultas quanto de cirurgias, garantindo mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

O prefeito Reinaldinho Moreira ressaltou o impacto social da ação e o compromisso da gestão com a saúde pública. “Esse mutirão representa um cuidado real com as pessoas que aguardavam há muito tempo por esse atendimento. O Pega a Visão é um programa que amplia o acesso, garante procedimentos gratuitos e devolve dignidade e autonomia aos pacientes. Seguiremos investindo para melhorar cada vez mais a saúde da nossa cidade”, declarou o prefeito.

Entre os beneficiados pelo mutirão, a aposentada Maria Merces Perez Sales, 76 anos, moradora de Maresias, comemorou a realização da cirurgia. “Eu estava esperando fazia tempo, repetindo exames, persistindo. Fiz primeiro de um olho, e agora do outro. Talvez nem precise mais usar óculos. Recomendo para quem tem catarata que aproveite porque vale muito a pena”, relatou.

Já Ladislau José dos Santos, 81 anos, também morador de Maresias, destacou a importância do atendimento gratuito. “Esperei mais de anos por essa cirurgia. Foi rápido, foi ótimo e é uma cirurgia delicada. Esse mutirão precisa continuar, faz muito bem pra gente. Um amigo meu pagou cerca de R$ 20 mil numa cirurgia particular. Aqui foi tudo gratuito. O prefeito está de parabéns”, afirmou.

Os próximos mutirões do programa Pega a Visão já estão programados para os dias 17 de janeiro e 21 de fevereiro de 2026. No último sábado de janeiro, também estão previstas cirurgias de córnea, incluindo implante de anel intraestromal e procedimento de Cross Link, ampliando ainda mais a oferta de atendimentos especializados no município.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam