A Prefeitura de São Sebastião informa que o alto volume de chuva que caiu entre o final da tarde de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira (16 e 17) ultrapassou os 163 milímetros, o que equivale a 163 litros por metro quadrado. Bairros como Toque-Toque Pequeno, Paúba, Boiçucanga, Maresias, Barra do Una, Itatinga, Barequeçaba e Juquehy foram os mais afetados.

Com o grande volume de água, foram registrados pontos de alagamentos, uma vez que os bueiros e bocas de lobo não davam conta do escoamento. A situação não foi mais grave porque a prefeitura vem desenvolvendo, ao longo do ano, um trabalho de limpeza desses bueiros e realizando a drenagem em córregos e rios, o que evitou situações mais críticas e o rápido escoamento das águas da chuva.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também estiveram em bairros para garantir a liberação desses sistemas que foram afetados pela descida de lama e matagal arrastos pelas enxurradas e ajudar na descida das águas.
No Itatinga, o córrego Mãe Izabel chegou a transbordar e a Prefeitura abriu o Ponto Seguro localizado na Arena Amaro Buarque Sampaio (Ginásio da Topolândia), mas nenhuma família foi para o local.
As equipes da Defesa Civil estão nas ruas para fazer vistorias em relação a pedidos que chegaram ao órgão. Não há famílias desabrigadas ou desalojadas.
Plano de Contingência
Com o Plano Municipal de Contingência ativado desde a tarde de terça-feira (16), o prefeito Reinaldinho Moreira coordenou pessoalmente as vistorias nos bairros mais afetados — incluindo Topolândia, Toque-Toque Pequeno e Maresias — constatando a efetividade das obras de drenagem e prevenção realizadas preventivamente.
A fiscalização in loco realizada na noite de ontem confirmou o impacto positivo da limpeza de galerias e obras de macro e microdrenagem. O destaque foi a Rua Elis Regina, em Maresias. Historicamente conhecido como um ponto crítico de alagamentos que ilhava moradores, o local respondeu de forma eficaz ao trabalho preventivo, permanecendo transitável mesmo durante o pico do temporal.

Durante a vistoria, Reinaldinho Moreira enfatizou a importância da continuidade dos investimentos em prevenção:
“Há alguns dias, estivemos por aqui e realizamos um grande trabalho através da regional de Maresias para corrigir um problema antigo que atrapalhava demais a vida dos moradores da Rua Elis Regina. Hoje, mesmo com toda essa chuva, pudemos comprovar que o problema de anos foi resolvido, trazendo mais segurança e qualidade de vida para todos”, pontuou o prefeito.
Embora o sistema de drenagem tenha evitado o agravamento da situação nas vias públicas, a Defesa Civil mantém o alerta vigente nesta quarta-feira devido ao encharcamento do solo.
O Comitê de Crise segue monitorando as condições meteorológicas, com atenção especial para rajadas de vento que podem impactar o fornecimento de energia e a travessia da balsa. A orientação oficial reforça a cautela.
“Muita chuva na cidade, estamos com as equipes todas posicionadas. É muito importante manter-se seguro, se abrigar, não enfrentem essa chuva, está perigoso ainda. Qualquer ocorrência acionem a Defesa Civil”, alertou o prefeito, que segue acompanhando os trabalhos de rescaldo e limpeza urbana nesta manhã.
Em caso de emergência, o morador por ligar no 199 da Defesa Civil, 153 do Centro de Operações Integradas ou 193 do Corpo de Bombeiros.









