Macc oferece arte e cultura nas férias em Caraguatatuba

Jam-Session_Macc-825x305

Em meio à alta temporada e ao fluxo intenso de visitantes atraídos pelas praias, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) se consolida como um convite para quem quer ir além do roteiro tradicional e vivenciar experiências culturais e artísticas no centro da cidade. Aos moradores, mais oportunidades de visitar o espaço e vivenciar a programação. Com horário estendido até às 19h e entrada gratuita, é uma opção de passeio para toda a família.

Além de oferecer a experiência de conhecer uma casa tradicional caiçara e um mergulho na história do município, o museu apresenta as exposições de Manuela Navas e Maurici Caruso e encontros musicais, as jam sessions, quando todos interagem e conhecem as expressões artísticas da cidade.

Na exposição “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro”,
de Manuela Navas, o público é convidado a percorrer universos poéticos construídos a partir de investigações visuais delicadas, nas quais matéria, gesto e conceito se entrelaçam. A artista propõe uma imersão sensível nas trajetórias e vivências de famílias negras periféricas que, nas últimas décadas, construíram suas histórias no litoral norte de São Paulo. A artista propõe uma experiência contemplativa, estimulando olhares atentos e reflexões sobre o cotidiano, a memória e os afetos por meio de pinturas em óleo sobre tela, desenhos, instalação e vídeo.

Moradora de Caraguatatuba, Navas teve suas obras como parte do cenário da turnê Zeca Pagodinho, 40 Anos. Em 2023 fez parte da ocupação IBORU, de Marcelo D2, no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador e, em 2024, suas obras fizeram parte da cenografia do Festival Aliança Global, realizado pelo G20 no Rio de Janeiro. Também produziu trabalhos para o mercado editorial e fonográfico, como a co-autoria nas pinturas do livro “Chupim”, de Itamar Vieira Junior, e as pinturas do álbum “Pelos olhos do mar” – Lia & Daúde ✧ Daúde & Lia”, de Lia de Itamaracá e Daúde, lançado pelo Selo Sesc.

A exposição “Do Papel à Arte”, de Maurici Caruso apresenta uma produção marcada pela força expressiva onde o papel, em sua essência frágil e cotidiana ganha nova vida nas mãos do artista. Moldado com sua sensibilidade e precisão, o material deixa de ser suporte e torna-se protagonista: esculturas que retratam ícones da história, da cultura e da música, promovendo também o diálogo entre sustentabilidade e criatividade.

Entre as obras estão representações de Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Charlie Chaplin, Moisés, guerreiros medievais e outras figuras simbólicas que transitam entre o sagrado, o popular e o imaginário coletivo, incluindo um presépio em tamanho real.

As ‘jam sessions’ são os encontros informais de músicos que improvisam juntos, sem ensaio prévio, para criar música espontaneamente realizados pela dupla ‘Dois Velhinhos pelo Mundo’ Débora e Júlio D’Zambê, integrando o projeto MM MACC MUSEU VIVO. Nas sextas-feiras, sempre às 17h30, plateia e artistas se misturam, resultando em música, poesia e momentos de inspiração.

A programação reforça o papel do Macc como espaço de difusão cultural e oferece ao público local e aos turistas, uma alternativa qualificada de programação. A visita ao museu se apresenta como uma pausa sensível entre um mergulho e outro no mar, possibilitando encontros com a arte, a reflexão e a criatividade.

Aberto ao público com entrada gratuita, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba convida moradores e visitantes a incluírem a arte em seus roteiros, descobrindo que Caraguatatuba também é destino de cultura, pensamento e expressão artística — uma experiência que vai muito além da praia.

Serviço

Exposições Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro, de Manuela Navas e Do Papel à Arte, de Maurici Caruso – até 28 de fevereiro Sarau Jam Sessions – Dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro (sextas-feiras) às 17h30 com ‘Dois Velhinhos pelo Mundo’ – Débora e Júlio D’Zambê

Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc)
Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro
Dias e horários de funcionamento do museu: terça a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados, das 13h às 19h
Entrada: gratuita

Compartilhe nas Redes Sociais