Nove praias do Litoral Norte estão impróprias para banho, aponta Cetesb

WhatsApp Image 2026-01-22 at 13.11.32

Praia do Itaguá é uma das praias impróprias do Litoral Norte.

Por Danilo Costa

 

Em plena alta temporada e ao aumento do fluxo de turistas, um novo alerta ambiental chama a atenção de quem pretende aproveitar o mar no Litoral Norte.

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (22) indica que parte das praias da região apresenta condições inadequadas para banho.

Segundo o boletim semanal de balneabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), nove pontos impróprios distribuídos entre quatro municípios do Litoral Norte.

As áreas classificadas com bandeira vermelha apresentam risco à saúde, principalmente devido à presença elevada de bactérias na água.

 

Ilhabela e Ubatuba concentram maior número de praias impróprias

Ilhabela e Ubatuba concentram o maior número de trechos não recomendados, com três praias cada. Em Ubatuba, os pontos impróprios são a praia do Itaguá (em dois trechos distintos) e a praia de Santa Rita.

Já em Ilhabela, constam na lista a praia do Portinho, a praia da Itaquanduba e a praia do Julião. Em Caraguatatuba, a Cetesb classificou como impróprias a Prainha e a praia do Indaiá. Em São Sebastião, o trecho considerado inadequado para banho é a praia Preta do Norte.

Entenda quando uma praia é considerada imprópria para banho

De acordo com os critérios adotados pela Cetesb, uma praia é considerada imprópria quando a análise da água aponta níveis acima do permitido de contaminação bacteriana.

Por fim, a recomendação do órgão é que banhistas e turistas observem a sinalização instalada na areia e evitem entrar no mar em locais classificados como inadequados.

 

Foto: Reprodução

Compartilhe nas Redes Sociais