Na segunda-feira (26), Ilhabela recebe dois navios de cruzeiro em um único dia: MSC Fantasia e o Costa Favolosa. Em conjunto, eles trazem cerca de 8 mil turistas que vão aquecer a economia da cidade com o consumo em bares, restaurantes, cafés e contratação de passeios oferecidos pelo receptivo turístico.
Localizada no Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela é um dos melhores destinos de cruzeiros do Brasil por reunir em um só local praias paradisíacas, cachoeiras de fácil acesso e 94,6% do território preservado pela Mata Atlântica, o maior índice de conservação do país.
Além disso, logo no desembarque, os visitantes são recepcionados de forma acolhedora na Vila, centro histórico da cidade, com seu casario colonial e diversidade de restaurantes e lojas. O receptivo turístico, formado por agências e profissionais liberais, oferece uma ampla rede de atividades que incluem passeios de jipe em meio à natureza e visitas a praias de águas translúcidas.
A cidade oferece múltiplas atrações, desde o mergulho de cilindro, voltado aos mais aventureiros, até a visitação de parques e museus municipais que contam a rica história colonial e caiçara do arquipélago, com os ciclos da cana e do café, e os múltiplos naufrágios que ocorreram no entorno do seu território.
Economia aquecida
De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, as paradas dos navios na cidade devem injetar cerca de R$ 80 milhões na economia local até abril de 2026, valor que beneficia diretamente restaurantes, bares, comércio, guias de turismo, transportes, passeios e serviços em geral.
Com localização estratégica no Litoral Norte de São Paulo, além de atrativos naturais e culturais próximos ao ponto de desembarque, Ilhabela reforça sua posição como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil.









