A Carreta Odontológica “Cuidar e Sorrir” realizou entre os dias 19 e 23 de janeiro 162 atendimentos gratuitos à população de Caraguatatuba, em uma ação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, com foco na saúde bucal em parceria com a Prefeitura.
O serviço oferta assistência para mulheres e segue até sexta-feira, 30 de janeiro, no estacionamento da UPA Sul, no bairro Perequê-Mirim, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A carreta conta com três consultórios odontológicos, cada um operacionalizado por uma equipe formada por cirurgião-dentista e auxiliar, além de equipes de saúde coletiva voltadas a atividades educativas e preventivas. O foco dos atendimentos são mulheres e seus dependentes até 17 anos, com procedimentos clínicos como avaliações, restaurações, exames e orientações de higiene bucal, além da distribuição de kits de higiene.
São ofertadas 30 vagas diárias, sendo 20 destinadas a mulheres e 10 a crianças, além da realização de procedimentos odontológicos e ações preventivas.
De acordo com o levantamento, foram distribuídos 50 kits de higiene bucal durante as atividades coletivas realizadas nos dias 21, 22 e 23 de janeiro.
Entre os procedimentos ofertados pela carreta estão extrações, restaurações, limpeza, tratamento endodôntico e confecção de coroas unitárias.
Paralelamente aos atendimentos clínicos da Carreta Odontológica, as equipes de prevenção do município também realizaram atividades educativas em unidades da rede municipal de ensino. As ações ocorreram ao longo da semana na CEI/EMEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho e na CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, todos na região Sul.

Na segunda-feira (26), estiveram na CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano e seguem para a CEI/EMEI Insp. Waldete Ferreira de Souza no dia 27, CEI/EMEI Stela da Silva, no dia 28, CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo no dia 29 e, finalmente, na CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schimidt Cardozo na sexta-feira, dia 30.
A iniciativa integra as políticas públicas de atenção à saúde da mulher e da criança, aliando atendimento odontológico especializado e ações educativas de prevenção, com foco na ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal na cidade.









