O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, anunciou a construção, em 2026, de um Complexo Esportivo, em frente à Colônia de Férias João Cleofas, no Porto Novo, na região Sul do município. Localizado em uma área de 13.790,00 m², na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, o espaço abrigará cinco pistas para pump track nos níveis “pumpkids”, iniciante, intermediária, avançada e “jumpline” (para ciclistas de nível técnico elevado), além de quatro quadras de beach tênis, banheiros e quiosque de convivência.
O investimento no complexo é de R$ 1.924.952,13, aplicados por meio de um convênio entre o governo municipal e Ministério do Esporte. O contrato para execução da obra já foi assinado e o prazo de execução é de seis meses.
O prefeito Mateus Silva disse que o objetivo do novo equipamento público é criar um polo de esporte e lazer de alta qualidade com foco no desenvolvimento socioeconômico de Caraguatatuba.
“O Complexo Esportivo servirá como um catalisador de atividades físicas, atraindo atletas locais, moradores e turistas, além gerar benefícios diretos para a economia da região, atuar como um ambiente de convivência social para toda a comunidade, atender a uma demanda crescente por espaços de lazer e praças esportivas”.
Pump Track
Um Pump Track é um circuito contínuo de obstáculos (lombadas e curvas) projetado para ganhar velocidade usando apenas o movimento do corpo (o “pump”, ou bombeamento), sem pedalar, sendo excelente para desenvolver controle da bicicleta, condicionamento físico e técnica, divertido para todas as idades e modalidades de rodas.
O circuito envolve uma pista com ondulações (“rollers”) e curvas inclinadas (paredões). O ciclista usa o corpo para “bombear” (puxar e empurrar) a bike, gerando impulso e mantendo a velocidade.
Ao projetar as pistas denominadas Pumpkids, Iniciante, Intermediária, Avançada e Jumpline, a Secretaria de Obras Públicas proporciona um circuito adequado para crianças, adultos e praticantes de MTB, BMX, skate, patins e patinetes.

Maquete do projeto do Complexo Esportivo
Beach Tennis
Caraguatatuba se desponta nacionalmente como um ponto de parada obrigatória da modalidade anualmente, como sede de campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Cerca de 300 atletas de 17 países disputaram o Pan-Americano de Beach Tennis 2025, entre os dias 25 e 28 de setembro, na Arena Nacional montada no Serramar Shopping.
O Beach Tennis (Tênis de Praia) surgiu na província de Ravenna, na Itália, com a criação da IFBT – International Federation of Beach Tennis – (Federação Internacional de Beach Tennis), em 1997.
Já na Década de 70, em alguns clubes de praia Romagna (província de Ravenna), os jogadores começaram a brincar com pás, uma evolução do tambor de praia (tamboréu). O esporte foi jogado inicialmente com uma rede elevada mais similar ao voleibol de praia. Então, depois de alguns anos, a rede foi reduzida para a altura de 1,70 metros, a fim de aumentar a velocidade e a emoção do jogo.
Atualmente, este esporte que mistura tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, conta com mais de 1 milhão praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais. Chegou às praias do Rio de Janeiro em 2008, e se expande rapidamente para outras regiões do Brasil.
A Federação Internacional de Beach Tennis organiza e regulamenta as regras do esporte. No Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT).









