Ilhabela alerta para proibição de bebidas em recipientes de vidro e spray de espuma durante o CarnaIlha 2026

Ilhabela alerta para proibição de bebidas em recipientes de vidro e spray de espuma durante o CarnaIlha 2026 (2)

O CarnaIlha, Carnaval em Dobro de Ilhabela, começa nesta sexta-feira (6), e os foliões devem ficar atentos para a proibição da comercialização e do consumo de bebidas em recipientes de vidro na Vila (Centro Histórico). De 6 a 8 de fevereiro e 14 a 17 de fevereiro, o uso de spray de espuma também será proibido, uma vez que o produto é altamente inflamável.

A Vila é o principal ponto dos festejos de Carnaval em Ilhabela e concentra o desfile das escolas de samba, a passagem dos blocos de embalo e parte do Banho da Dorotéia. O trecho de proibição começa na Avenida Dona Germana e vai até o término da Avenida Força Expedicionária Brasileira, na Praia de Santa Tereza.

As proibições estão previstas no Decreto Municipal Nº 11.708, publicado na última terça-feira (3), e o setor de Fiscalização da Prefeitura está autorizado a realizar a apreensão dos produtos em desconformidade com a regulamentação.

Limites de som e velocidade

Além do decreto, as regulamentações municipais proíbem som alto em veículos (parado ou em movimento), sob pena de multa e apreensão. Já a velocidade permitida no município é de 40 km/h.

Caso a Polícia Militar seja acionada e constate a perturbação do sossego, será aplicada multa que irá direto para o IPTU do proprietário do imóvel.

Lei Seca e proibição de bebidas para menores

Álcool e direção não combinam e a fiscalização será intensa no Carnaval. Portanto, se for beber, não dirija.

De acordo com a Lei Estadual nº 14.592/11, é proibida a venda de bebidas alcoólicas para pessoas com menos de 18 anos.

Saúde no Carnaval

Durante os dias de Carnaval, a Secretaria de Saúde fará a distribuição de preservativos.

Além disso, uma ambulância do SAMU estará disponível na Vila durante todas as noites de folia. Vale lembrar que a cidade dispõe, ainda, do Hospital Municipal “Governador Mário Covas Júnior”, com pronto-socorro 24 horas.

Em caso de emergência, recomenda-se o contato com o SAMU, pelo 192, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Compartilhe nas Redes Sociais