Por Danilo Costa
Mesmo com praias lotadas e aumento expressivo de turistas durante o Carnaval, o Litoral Norte encerrou o feriado com um dado considerado positivo pelo Grupo de Bombeiros Marítimo (GBMar): nenhuma morte por afogamento foi registrada nas cidades da região ao longo dos dias de folia.
Entre sábado (14) e terça-feira (17), o Corpo de Bombeiros e os guarda-vidas atuaram em cerca de 90 ocorrências de afogamento, que resultaram no resgate de aproximadamente 130 pessoas nas praias de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba.
São Sebastião lidera número de ocorrências no Carnaval
O município de São Sebastião concentrou o maior número de atendimentos, com 48 ocorrências e 67 pessoas salvas.
Em Ubatuba, foram registradas 33 ocorrências, com 42 resgates bem-sucedidos.
Ilhabela contabilizou 5 casos e 7 vítimas retiradas do mar, enquanto Caraguatatuba teve 4 ocorrências, com 6 salvamentos.
Segundo o GBMar, o trabalho preventivo, a sinalização das praias e a rápida resposta às situações de risco foram decisivos para evitar tragédias, especialmente em dias de mar agitado e forte correnteza.
Afogamento com morte foi registrado antes do Carnaval; professor aposentado da USP morre após afogamento em Ubatuba
Apesar do saldo positivo durante o Carnaval, uma ocorrência fatal foi registrada antes do início oficial da folia.
Na última sexta-feira (13), o cientista político e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), José Álvaro Moisés, de 80 anos, morreu após se afogar na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. O caso foi registrado como morte acidental.
Docente de carreira na Universidade, desempenhou papéis importantes em estruturas de pesquisa voltadas às políticas públicas, além de integrar conselhos vinculados à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Foto: Reprodução / Pepeu Lago









