Prefeitura de São Sebastião fornece Leite Humano Pasteurizado (LHP) à UTI Neonatal de Caraguatatuba

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), que atua em conjunto com o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), vinculados à Secretaria de Saúde, tem muitos motivos para comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19).

Atualmente, o BLH conta com a doação de 15 mães e recolhe, mensalmente, cerca de 20 litros de Leite Humano Ordenhado. A maioria desse alimento é direcionado à Unidade Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Caraguatatuba.

O leite materno é destinado a bebês de risco e prematuros, especialmente aos internados na UTI Neonatal, e representa esperança de sobrevivência e recuperação para os recém-nascidos.

O leite materno é recolhido nas casas das doadoras pela equipe do Banco de Leite, passa por processo de pasteurização e rigorosos testes e controles de qualidade, a fim de garantir a segurança alimentar. As mães, antes de se tornarem aptas à doação, passam por consulta médica e realizam exames.

Essa semana, em agradecimento à doação, a equipe do BLH/CIAMA entregou uma lembrancinha às mães, marcando a data.  

Para as mães que doam, o sentimento de poder ajudar quem precisa é de alegria e gratidão. “Sou doadora pela segunda vez e me sinto feliz em ajudar as mães que não têm leite no momento em que os bebês estão internados. Eu mesma tive diabetes gestacional e precisei do leite de doadoras para alimentar meu filho. Hoje, graças a Deus, tenho bastante leite e posso doar”, conta Fabiana Maria Santos Silva.

A doadora Eliane Queiroz explica que sente muito orgulho em doar seu leite, o que considera um dos maiores feitos que já realizou. “Saber que meu corpo gerou vida e ainda pode gerar o alimento, a esperança, é maravilhoso! Sou grata ao CIAMA por me apoiar e me proporcionar ser doadora, ver o quanto isso é importante e lindo”, diz.

Celebração

 

 O objetivo do Dia Mundial de Doação de Leite Humano é promover debate e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e a doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

 

Este ano, novamente o BLH de São Sebastião aderiu à campanha organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que tem como tema “Doação de Leite Humano: Solidariedade e Paz no Mundo Globalizado” e slogan “Gotas de amor para um mundo melhor”.

O leite materno é o principal alimento para o recém-nascido e para o bebê, pois possui todos os nutrientes na quantidade adequada e oferece proteção contra doenças por meio de anticorpos recebidos da mãe.

A recomendação é que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e que, mesmo após a introdução alimentar, continue recebendo o leite materno no mínimo até completar dois anos de vida.

Se você está amamentando, procure o Banco de Leite Humano, seja uma doadora e ajude a quem precisa. Entre em contato pelos telefones (12) 3891-4957 (CIAMA Topolândia) e (12) 3865-8087 (CIAMA Costa Sul).

Doar leite materno é um ato de amor e salva vidas.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam