Marcello Veríssimo
A 1ª Caminhada de Conscientização Contra as Drogas e a Favor da Vida, organizada pela Comunidade Terapêutica Restitui, reuniu internos, familiares, colaboradores e interessados no tema na manhã deste sábado (25), em Caraguatatuba. Neste domingo (26) foi lembrado o Dia Internacional de Combate as Drogas.
Sob o tema “Para Mudar Essa Realidade a Gente Precisa se Mexer”, os participantes, em torno de 150, aproveitaram a manhã ensolarado, compareceram vestindo a camiseta do evento e seguiram caminhando até o Mirante do Camaroeiro, na região central do município. “Superou nossas expectativas tanto com o número de participantes e também da sociedade civil presente. Acreditamos que nossa mensagem de conscientização foi passada que para mudar essa realidade a gente precisa se mexer”, disse Ricardo Moura, coordenador da Restitui. “As drogas matam e antes de matar humilham”, ele completou.
Ricardo Moura se refere aos problemas causados pelo uso abusivo de entorpecentes, que acabam atingindo não só ao usuário como também familiares e tudo o que está ao seu redor. A dependência química é um problema em todo o planeta. Somente no Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool.
A caminhada saiu da Praça Sensorial no bairro Cidade Jardim e seguiu rumo ao Mirante do Teatro Camaroeiro. Com uma vista privilegiada para a cidade, os participantes foram recebidos com frutas, água, pipoca e algodão doce para um momento de integração social com apresentação da Banda da Paz, formada por internos da Restitui, entre outras atividades, como a Apresentação do “Exército de Cristo”, antes do encerramento ainda participaram de uma performance de dança com a instrutora Luciana Trintinalia, para depois realizarem todos juntos a Oração da Serenidade.