Ubatuba se prepara para realizar I Conferência Municipal de Comunidades Tradicionais

A comissão organizadora da I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba se reuniu na tarde de quarta-feira, 26, para discutir detalhes da preparação do encontro. Estiveram presentes representantes dos quilombos da Caçandoca e do Camburi, das aldeias Boa Vista, Rio Bonito e Akaray Mirim, do Fórum de Comunidades Tradicionais Angra/Paraty/Ubatuba (FCT). Pelo poder público municipal, participaram representantes das secretarias de Assistência Social, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Saúde e Urbanismo.

A conferência tem como objetivos: promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município; promover a valorização e salvaguarda das comunidades tradicionais, bem como, o fortalecimento dos direitos e do desenvolvimento sustentável dessas; fortalecer a presença do Poder Público Municipal nos territórios das comunidades tradicionais e promover a sustentabilidade local e a igualdade de oportunidades a todos; avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais; organizar as diretrizes para elaboração do I Plano Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba.

Entre outros pontos, a pauta da reunião incluiu a discussão sobre o formato e método das pré-conferências, funcionamento do credenciamento de participantes, bem como a leitura e discussão do texto base da I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais.

Calendário e eixos temáticos

A conferência acontecerá em 30 de abril de 2022 e será precedida por 9 (nove) pré-conferências que serão realizadas nos territórios das comunidades tradicionais, a saber:

11/02, às 10 horas: Aldeias Indígenas Boa Vista, Rio Bonito e Akaray Mirim

23/02, às 09 horas: Aldeia Indígena Renascer

10/03, às 10h: Quilombo da Fazenda

11/03, às 17h: Quilombo da Caçandoca

18/08, às 18h: Comunidades Caiçaras do Centro

23/03, às 18h: Comunidades Caiçaras do Norte

25/03, às 18h: Quilombo do Sertão do Itamambuca

30/03, às 16h: Quilombo do Camburi

08/04, às 18h: Comunidades Caiçaras do Sul

Os seguintes Eixos Temáticos serão discutidos na conferência municipal e eventos preparatórios:

I – Cultura e Identidade

II – Trabalho e Renda e Pesca Artesanal

III – Saúde e Saneamento Básico

IV – Educação, Inclusão Digital e Esportes e Lazer

V – Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional

VI – Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

VII – Infraestrutura e Direito ao Território

VIII – Transporte e Segurança Pública

As pré-conferências municipais das aldeias indígenas e das comunidades quilombolas serão sediadas em seus próprios territórios. Já no caso das comunidades caiçaras, os encontros acontecerão de maneira descentralizada, em escolas municipais das respectivas regiões, a serem estabelecidas e divulgadas em breve, de acordo com os representantes na Comissão Organizadora da Conferência.

Nas pré-conferências serão eleitos delegados e delegadas que defenderão suas propostas durante a Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais, a ser realizada no dia 30 de abril de 2022, das 8 às 18h.

Plano Diretor

Na reunião, a secretaria de Urbanismo convidou as comunidades a participarem ativamente dos conselhos distritais e do Conselho da Cidade, espaços fundamentais do processo de discussão do Plano Diretor de Ubatuba. No momento, a legislação para constituição desses Conselhos está em elaboração.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam