Barco de Scheidt retoma a liderança na briga pelo título da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

547905a9-330d-46b0-b993-6b67727e7658

Marcello Veríssimo

Um dia cheio de fortes emoções. Nesta quinta-feira (28), com ventos fracos no começo, mas que chegaram na casa dos 15 nós no meio da tarde, a classe C-30 foi destaque com a realização de três regatas, no primeiro dia da fase decisiva pela disputa do título na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento, que termina neste sábado, tem 115 barcos brasileiros e argentinos e conta com cerca de 1.000 velejadores.

O Caballo Loco, barco de Mauro Dottori com presença do bicampeão olímpico Robert Scheidt, venceu duas das três disputas do dia e ultrapassou o Loyalty 06 somando agora 13 pontos perdidos. O Kaikias está em segundo com 15 e o Loyalty em terceiro com 17.

Na principal classe de Vela de Oceano, a ORC, o Crioula 52 segue na ponta com uma vitória e um segundo lugar nesta quinta. O barco disputa o troféu com o Phoenix, de Eduardo Souza Ramos.
Mas, desbancando os favoritos, o destaque de ontem foi o veleiro do Guarujá, o Bravo, que fez jus ao nome após o acidente com o comandante Jorge Berdasco na quarta-feira. Após um jibe, ele caiu no mar, mas sua equipe estava atenta, o resgatou e teve apenas escoriações em um dos dedos. A equipe voltou forte para surpreender os favoritos e vencer a primeira regata do dia.

Berdasco disse que o acidente foi inesperado e acabou com um banho gelado no Canal de São Sebastião. “Fizemos uma manobra de jibe logo após a montagem da bóia, me apoiei no cabo do guarda mancebo, ele soltou a prensagem e caí na água. A tripulação foi safa, conseguiram baixar o balão, me resgataram e conseguimos prosseguir na regata”, conta Berdasco. “Hoje foi uma bela velejada, viemos com tudo, largamos muito bem, optamos por ir pelo lado esquerdo da raia, normalmente Ilhabela é melhor pelo direito, mas enxergamos que o esquerdo tinha mais vento e deu tudo certo, manobras todas perfeitas, tripulação toda de parabéns”, comemorou o comandante, que está animado com os dois últimos dias de competição e seguir incomodando os barcos mais modernos do país. “A previsão é de vento forte nesta sexta, não nos favorece, mas no sábado de vento fraco e podemos brigar com os grandões”.

Torben Grael e Marcelo Ferreira vencem mais uma na BRA-RGS

O Lady Lou de Torben Grael com seu fiel escudeiro do bicampeonato olímpico, Marcelo Ferreira, foi o vencedor da regata do dia na BRA-RGS com 35 barcos e a equipe segue na briga pelo título geral e também entre os 12 barcos clássicos. Outro destaque desta quinta foi
o veleiro Chancegger, de bandeira australiana, tripulado por argentinos, como Fita Azul, ou seja, que cruzou a linha de chegada na frente. Mas no tempo corrigido, a equipe ficou em quinto lugar.

Na HPE-25, o Espetáculo fez jus ao nome e venceu as duas regatas do dia abrindo boa distância dos concorrentes com quatro pontos perdidos. O Three Musketeers com o pentacampeão mundial Maurício Santa Cruz é o vice-líder com doze pontos perdidos e o Cabron é o terceiro. Nos Multicascos, o Aventureiro, de Pernambuco, segue dominando e soma quatro vitórias, deixando o Guará 3 em segundo e o Maré XX em terceiro. No Bico de Proa, o BL3 Mangalô, de Ilhabela, saiu vitorioso e manteve a liderança no geral.

Nesta sexta-feira, penúltimo dia de competição, as regatas começam a partir das 12h.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam