SSP diz que número de homicídios no Litoral Norte estão em estabilidade

cdd9475e-895a-4597-804e-9882e3e16cc3

Marcello Veríssimo

A Secretaria de Segurança Pública divulgou no começo desta semana, na última segunda-feira (25), o mapa da violência no primeiro semestre deste ano. O que chama atenção são os crimes de homicídio, que aumentaram na região. O indicador leva em conta o número de pessoas mortas por homicídio doloso, ou seja, quando há intenção de matar, entre julho de 2021 a junho de 2022.

Os dados mostram que Caraguatatuba manteve a maior taxa de homicídio doloso, com 26,75. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), regiões com número acima de 10 vítimas por 100 mil habitantes estão na chamada “zona epidêmica” para a violência”.

Caraguá, até o mês passado, registrou 17 vítimas por homicídio doloso entre janeiro e junho deste ano registradas na cidade. Isso fez com que o município se mantivesse na liderança do ranking das cidades mais violentas do interior paulista. A cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, é a segunda com 24,93 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes. Em sua maioria, por todo o interior paulista, a maioria das vítimas é do sexo masculino, sem formação escolar, tem entre 25 e 54 anos, e da cor branca ou parda.

Para se ter uma ideia, no Litoral Norte, Ubatuba registrou 14, São Sebastião 10 e Ilhabela 1, aliás o arquipélago é o único município da região que registrou queda neste tipo de crime, passando de 2 no ano passado para 1.

Apesar dos registros serem feitos pelo Estado, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) disse ontem à reportagem do JDL que o levantamento feito por alguns veículos de imprensa não condizem com a realidade, que a conta não fecha. Por nota, a SSP informou que no primeiro semestre deste ano 15 cidades da Região Metropolitana Vale do Paraíba não apresentaram nenhuma morte intencional.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os casos de homicídios dolosos registrados na região, de janeiro a junho de 2022, apresentaram uma leve oscilação para cima se comparados ao mesmo período de 2019, anterior à pandemia da Covid-19. Em Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, os números citados em reportagens mostram que houve aumento de apenas uma morte em comparação com os dados de 2019.

A taxa de homicídio em Caraguatatuba é de 6,58 homicídios por 100 mil habitantes, informou a SSP, e se manteve estável na comparação com o período pré-pandemia. A de Ubatuba é de 7,87 para cada 100 mil habitantes, o que representa uma queda na comparação entre os anos de 2021 e 2019. A de São Sebastião é de 5,41, número menor do que o registrado antes da pandemia e Ilhabela também apresentou recuo em relação ao ano de 2019. “Paralelamente a isso, as forças de segurança têm reforçado os programas de policiamento em toda a área do Litoral Norte”, garantiu a Secretária da Segurança Pública . Durante os seis primeiros meses do ano, o trabalho conjunto das forças policiais das regiões de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião resultou em 797 prisões, 85 armas apreendidas e 58 veículos recuperados.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam