Marcello Veríssimo

Fim de ano, época de correria, filas e bastante movimento. Essa é a ocasião perfeita para os ladrões que, em meio à distração das pessoas, aproveitam para colocar o antigo ditado popular que a ocasião faz o ladrão em prática.

Foi o que aconteceu em Caraguatatuba nesta sexta-feira (18) em uma padaria na região central da cidade. Uma moradora foi comprar pão e acabou esquecendo o telefone celular em cima do balcão.

Imagens das câmeras de segurança da padaria, que estão circulando por grupos de Whatsapp, mostram um senhor, vestido de camiseta branca e usando chapéu, que estava no balcão ao lado da mulher pegando o telefone e saindo como se fosse entregar o aparelho.

Mas as imagens ainda mostram que o homem foi até o caixa, ficou atrás da dona do aparelho, mas não entregou. A mulher sai do estabelecimento e o homem permanece no local como se nada tivesse acontecido.

De acordo com as mensagens, a dona do telefone, que não teve a identidade divulgada, pede ajuda para quem conhecer o homem que aparece nas imagens. “Minha prima esqueceu o celular em cima do balcão e esse senhor acabou pegando. Ela ficou super mal pois no telefone tinha o trabalho da faculdade, e alguns contatos profissionais”, diz a mensagem que está sendo compartilhada.

Precaução – O caso de Caraguatatuba mostra que o momento é propício para roubos e furtos que, na maior parte das vezes, nesta época não é intencional e não faz uso da violência.

A polícia recomenda atenção, sempre. Não mostre dinheiro em público, a polícia recomenda sempre o uso de cartões de crédito ou débito. Se o dinheiro for a única opção, a opção é fracionar os saques.

Evite andar com bolsas e mochilas grandes e abertas, a discrição é a melhor opção para locais com bastante movimento. A recomendação é ter preferência pelos modelos pequenos, que fiquem atravessados e com zíper, pois dificultam a ação dos bandidos. Além disso, evite deixar sacolas visíveis no carro, de acordo com a polícia, nem vidros com película escondem pacotes nos bancos.

E sempre evite usar o celular na rua. O aparelho está entre os objetos mais furtados no país. O uso do celular é recomendado apenas para ligações de emergência, não use para acessar redes sociais, por exemplo, enquanto estiver caminhando. Se não puder entrar em uma loja, pare e encoste em uma parede e fique atento ao movimento.

Ao sair para fazer compras nesta época do ano, leve apenas o necessário.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *