A Prefeitura de Ubatuba atualizou, na manhã desta segunda-feira (10), a situação dos serviços na cidade após as chuvas intensas desde quinta-feira, 6, quando o município entrou em estado de atenção. De acordo com a defesa Civil, os acumulados em 96 horas na Região Oeste, que está com índice acima de 200mm (266mm na Figueira) e as demais regiões do município com índices de 125mm a 195mm.

Durante este período, foram registradas algumas ocorrências de deslizamento, sendo que o principal deles é referente à Rodovia SP 055- – Rio-Santos.

O Departamento de Estradas e Rodagem, responsável pela Rodovia SP 055, informou que entre os km 60,3 e 62,4, continua a operação pare e siga, agora, com painéis de mensagem que estão alertando os usuários da medida decorrente da queda de barreira. Veículos estão passando normalmente, de forma alternada, sentido Norte e Sul. Ônibus e caminhões seguem nas mesmas condições, acompanhando o fluxo com liberação alternada.

A estrada do Rio Escuro está com tráfego liberado para trânsito leve. A Secretaria de Infraestrutura vai fazer uma vistoria no local. A pasta está solicitando liberação de orçamento para a compra das madeiras visando efetuar a substituição ainda sem previsão.

Abastecimento de água

A Sabesp informa, na manhã desta segunda-feira, que todos os sistemas de abastecimento de água estão normalizados. A única pendência que a concessionária tinha era na região da Maranduba devido à cachoeira da Renata que estava obstruída e com muita água. Na manhã de domingo, 9, foi possível acessar, limpar e retomar a produção. Não há nenhum registro de falta de água nenhum problema em tratamento – todos os sistemas estão operando normalmente.

Previsão do Tempo

Segundo à Defesa Civil, para esta segunda-feira e próximos dias, até quarta-feira, 12 a previsão é de persistência das condições atmosféricas com possibilidade de chuvas a qualquer momento, sendo mais provável que sejam fracas, porém, há possibilidade de pancadas rápidas. Na noite de terça-feira, 11, e madrugada de quarta-feira,12, pode chover um pouco mais. Portanto, há riscos para deslizamentos no município principalmente em áreas de risco em encostas.

Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, acionar ajuda pelo telefone 199. Também é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3832-6604 ou 3833-7270. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.

Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar às áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *