Nessa terça-feira (08), o Centro de Operações Integradas (COI) de São Sebastião recebeu uma informação da base da Polícia Municipal a respeito do furto de uma bicicleta na Avenida Altino Arantes (Rua da Praia), comunicado pela vítima assim que percebeu que havia sido assaltada.
As câmeras do COI conseguiram resgatar imagens do ocorrido e constataram que o indivíduo, de 34 anos, havia se dirigido à Rua Amazonas e entrado em um estabelecimento. Os agentes de segurança identificaram, inclusive, que o criminoso já havia furtado outra bicicleta, mas infelizmente não foi possível observar onde ele a escondeu.
A Polícia Militar havia sido acionada pela vítima e, durante o patrulhamento, conseguiu localizar o indivíduo e prendê-lo. O criminoso foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de São Sebastião e foi indiciado por furto, conforme art. 155 do Código Penal. No momento, encontra-se à disposição da justiça.
Tecnologia a favor da segurança
As câmeras utilizadas em São Sebastião, dispostas do Canto do Mar à Boraceia, possuem tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que reconhece caracteres a partir de uma imagem captada (no caso, detecta uma placa de veículo e “lê” seus caracteres).
Em seguida, as informações recolhidas são transmitidas ao Sistema Muralha que, por sua vez, faz uma varredura na base de dados do Sistema Córtex da Secretaria de Operações Integradas, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Os dados de retorno são analisados pelos agentes do COI que, a depender da informação, direciona às Polícias Municipal, Militar e Civil, que tomam as suas devidas providências.
Atualmente, o município conta com 30 câmeras de monitoramento, sendo 10 OCR’s, radares que fazem leitura das placas; 480 câmeras integradas em parceria com associações de bairro, comércios, moradores e outros prédios públicos; e 504 câmeras em fase final de instalação em unidades escolares e de saúde.