Para se prevenir, a recomendação é que o usuário fique atento à qualidade e histórico da postagem, número de seguidores, e selo de autenticidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas nas redes sociais e contas de e-mails
A Prefeitura de São Sebastião alerta que golpistas utilizam falsos perfis em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras) e utilizam contas de e-mails para obter dados pessoais e até informações bancárias de empresários – que em alguns casos – possuem relacionamento com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), parceiro do governo municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Departamento de Emprego e Renda.
Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), este tipo de golpe tornou-se comum, pois houve aumento da digitalização em massa de empreendedores.
Para se prevenir destes golpes virtuais, a recomendação é que o usuário fique atento à qualidade e ao histórico da postagem, número de seguidores, e quanto ao SEBRAE, o selo de autenticidade do Instagram – símbolo azul ao lado do nome do perfil – usado para designar figuras públicas, marcas, entidades e celebridades.
Segundo o governo municipal, o SEBRAE possui equipes jurídicas e de comunicação que atuam nas plataformas digitais para identificar e derrubar estas contas falsas, com agilidade, e mesmo assim, novas fraudes surgem com rapidez, portanto o empreendedor deve ficar atento.
Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas no SEBRAE-Aqui São Sebastião, Rua Expedicionários Brasileiros, 207, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (12) 3892-1549.
Os atendimentos seguem os protocolos de biossegurança no combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), distanciamento social, utilização de álcool em gel 70% e uso de máscara.