Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu na cidade de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, a Comissão Municipal Setorial de Artes Plásticas da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza uma exposição comemorativa com artistas e artesãos regionais.

Com atividades pedagógicas, muita arte e poesia modernista, a ‘Mostra em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna’ tem abertura na sexta-feira (11), com apresentação musical de Rodrigo Bicudo, às 18h. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 17h às 22h, no Espaço Paulo Mott até o dia 13 de março.

Ao todo, estarão em exposição ao público mais de 100 obras, que variam entre telas, esculturas, peças em cerâmica e peças artesanais indígenas, produzidas especialmente para a ocasião, como é o caso da arte para divulgação do evento que foi produzida pelo artista Branco Peretti, que realizou uma releitura de obras famosas apresentadas na ‘Semana de 22’.

Para os membros da comissão setorial, “a importância deste centenário é uma reflexão atual desta nossa identidade, da nossa arte. Uma afirmação de tratados e culturas dos quais somos herdeiros”.

“O que representou a semana de arte moderna para o cenário artístico brasileiro? O nascimento de uma arte brasileira, com as nossas cores e com nossos anseios, em um país que começava a afirmar sua identidade, composta de diferentes etnias, o modernismo nos trouxe nossa ancestralidade, nossa essência de país, a antropofagia cultural. O que hoje nos diz a grande pergunta de Oswald? Tupi or not tupi? Quem somos nós enquanto país colonizado? Estas e outras perguntas tentamos refletir nesta mostra”, concluíram.

Participam da exposição os artistas plásticos Carla Terra, Alfeo Croce, Arnaldo Passos, Darcy Apolinário de Oliveira, David Machado, Fernando Humberto Martinez Fuentes, Flávia Alves, Georgete Rodrigues da Silva, Léo Albaca, Luiz Cláudio Malta Teixeira, Manuela Navas, Mário Carlos Filho, Míriam Conocchia, Rachel Pontes e Branco Peretti, com a participação especial da Aldeia Renascer de Ubatuba.

Aqueles que queiram marcar visitas técnicas para escolas, projetos e afins, podem entrar em contato com Míriam Conocchia e Carla Terra pelo número (12) 98110-3025 ou pelo e-mail: comissaosetorialdeartes@gmail.com.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *