A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), já coletou cerca de 100kg de pilhas e baterias desde o início de 2022, evitando o descarte inadequado e a poluição ambiental.

A boa notícia é devido ao programa E-lixo, campanha de logística reversa, que troca mudas de árvores nativas da Mata Atlântica por resíduos eletrônicos. O programa partiu de um convênio firmado entre a secretaria e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que visa a destinação dos resíduos eletrônicos para o Instituto Nova Agora de Cidadania (CRCINAC), responsável por recondicionar o material.

Além disso, em umas das parcerias entre a sociedade civil e a SEMAM, as trocas de mudas por resíduos eletrônicos resultaram em plantios de 400 mudas de árvores nativas na trilha entre Maresias e Paúba.

Em 2021, foram recolhidos aproximadamente 750 itens, como notebooks, estabilizadores, impressoras e monitores, e cerca de 500kg de pilhas, gerando a troca por aproximadamente 800 mudas de árvores nativas.

A SEMAM tem observado que, aos poucos, a população sebastianense está se conscientizando sobre a importância do correto descarte de resíduos eletrônicos.

Os interessados em realizar as trocas podem entrar em contato com a Divisão Socioambiental da SEMAM pelo telefone (12) 3892-2797.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *