(18/02/22) A Sabesp lançou oficialmente nesta sexta-feira (18/2) as obras de ampliação do sistema de abastecimento de Ilhabela, para levar mais água a 60 mil pessoas entre moradores do município e turistas e garantir mais qualidade de vida à população. Os trabalhos para ampliar captação, transporte e tratamento da água que chega aos imóveis representam um investimento de R$ 19,8 milhões da companhia e vão gerar pelo menos 120 empregos diretos.

“Agradecemos a parceria da Prefeitura de Ilhabela com o governo João Doria e a Sabesp. O saneamento gera desenvolvimento, emprego e renda para o litoral de São Paulo e o nosso governo tem o compromisso de preservar as praias e a biodiversidade dos parques nessa região e de cuidar da vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, durante o evento.

“Estamos dando início a esta obra importantíssima para trazer segurança hídrica para Ilhabela. Nossa preocupação é com as mudanças climáticas que estamos acompanhando ao longo dos últimos anos. E é de resiliência que estamos tratando. Esta obra vai aumentar em 125 litros/segundo a produção de água no município, para que a população não tenha mais problemas definitivamente”, explicou o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

“Quero cumprimentar a Sabesp, que mais uma vez traz uma obra para ampliar os serviços de saneamento em Ilhabela. Hoje temos índices satisfatórios de abastecimento graças ao trabalho das equipes da Sabesp. Saneamento é nossa prioridade para universalização de água tratada e coleta e tratamento de esgoto, e somos parceiros da Sabesp nesse compromisso”, disse o prefeito Antonio Colucci.

O empreendimento vai atender às regiões central e norte de Ilhabela. As obras compreendem a implantação de novas captações de água bruta, sistemas de bombeamento de água, intervenções para ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) na Água Branca e a implantação de um novo reservatório de água com capacidade para 2 milhões de litros – popularmente conhecido como caixa-d’água. A ETA passará a ter capacidade de tratar 125 litros de água por segundo. A fonte de recursos hídricos são os córregos Paquera, na Cocaia, e do Cego, na região do Green Park.

A instalação de 3 km de tubulação para transporte da água deve seguir pela Estrada da Cocaia e pela rua Benedito Rodrigues dos Santos, passando por um trecho da Costa Bela. A obra será executada de forma a gerar o mínimo de impacto e transtorno à população, resultando em mais saúde e qualidade de vida para moradores e visitantes do município.

As comunidades afetadas diretamente pelas intervenções receberão o contato de uma equipe de relacionamento a serviço da Sabesp para explicar os procedimentos que serão realizados nas vias e esclarecer eventuais dúvidas. O Sistema Água Branca abastece a cidade desde o Bairro Piúva até a Ponta das Canas, no extremo norte da cidade, passando ainda pelos bairros Barra Velha, Água Branca, Green Park, Reino, Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho D’Água, Saco da Capela, Centro, Praia Feia, Barreiros, Siriúba, Pedra do Sino e Armação. O término da obra está previsto para fevereiro de 2024.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *