A estudante Sarah Fernandes se assustou ao descobrir que alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Ela, que é de São José dos Campos(SP), tem 21 anos e sonha em ser médica, não esperava conquistar a pontuação.
Ao ler o tema, Sarah conta que preferiu fazer a prova de alternativas antes para otimizar o tempo e para que as ideias para a escrita pudessem vir aos poucos. “Não fiquei perdendo o tempo e passando raiva com o tema, fiz a prova e depois fui direto para um ‘brainstorm’ e foi assim que a ideia saiu”, explica.
Sarah conta que apesar da surpresa com a nota mil, ela considera que o resultado seja consequência da dedicação. “Nota mil não é sorte, é prática. Já são anos treinando e estudando”, disse.
Mesmo estudando durante as aulas do cursinho, ela conta que seguia com a revisão do aprendizado quando estava em casa.
Fuja do clichê e aposte no contexto
Sarah conta que a bagagem cultural do candidato é de extrema importância para se destacar na redação. “Eu sempre tento sair do clichê e não usar referencias clássicas como alguns filósofos ou frases já conhecidas. Costumo usar filmes da Disney, já que gosto muito de animação. Como a redação desse Enem falava sobre registro civil, citei ‘Oliver Twist’, uma literatura infantil que conta a história de um garoto órfão”, exemplifica.
Além de ajudar a destacar o ponto de vista dela no texto, o conhecimento permitiu que a estudante explorasse melhor o tema. Abaixo, a pedido do g1, ela listou algumas dicas:
- Definir metas: Não estudar por horas e sim por metas. Estabelecer o tanto ou o quê se quer aprender naquele dia
- Estudar provas passadas: entender como a prova funciona ajuda a manter a calma no dia da aplicação do teste.
- Conhecimento de mundo: ter uma boa bagagem cultural permite explorar bem o tema da redação.
- Treinamento: praticar a redação e ter uma boa letra influenciam na nota final.
- Autoconhecimento: saber o seu ritmo e didática de aprendizado podem te ajudar a ter melhor desmepenho.