O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, inaugurou nesta terça-feira (8), a primeira unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Costa Sul, e a segunda Casa PodeRosa do município, em prédio localizado à Rua do Cascalho, 1.470, bairro Boiçucanga, na Costa Sul.

Com o novo Creas, o objetivo da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) é melhorar ainda mais o atendimento e ampliar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O investimento é de cerca de R$ 196.800,00, aplicados na reforma e adequação do novo prédio do CREAS, em que houve restauro na alvenaria; adequação das instalações elétricas; reforma de banheiros com acessibilidade; instalação de ares-condicionados em todas as dependências; pintura geral das instalações, identidade visual, equipamentos e materiais permanentes.

Com a implantação do CREAS Costa Sul, será contemplado, de imediato, o atendimento a 150 famílias e indivíduos, além do favorecimento de articulação com a rede de proteção educação, saúde, conselho tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros serviços.

A equipe do CREAS será composta por assistentes sociais e psicólogas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17hs, na Estrada do Cascalho, 1.470, bairro Boiçucanga. Telefone (12) 3861-1424.

 

Casa Poderosa

Dentro do CREAS da Costa Sul, haverá atendimento pela Casa PodeRosa, que compõe o Centro de Referência na oferta de atendimento às mulheres vítimas de violência.

Ao serem encaminhadas para a Casa PodeRosa, as mulheres vítimas de violência recebem atendimento interdisciplinar: orientações jurídicas; apoio psicológico; assistência social e atendimento com enfermeira.

Atualmente, estão sendo assistidas, nas regiões Central e Norte, 60 mulheres e, na Costa Sul, 28 mulheres que sofreram violência doméstica. Mais de 150 mulheres já foram beneficiadas pelos atendimentos realizados pela equipe da Casa Poderosa e superaram a violação de direito.

Na Região Central, a Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, Vila Amélia.

 

 

O CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social em que são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social, ou tiveram seus direitos violados. Os encaminhamentos dos casos, em sua maioria, são do Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), além dos serviços de saúde, assistência social e educação à comunidade.

Serviços ofertados

-De Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), destinado ao atendimento a famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados por ocorrência de violência doméstica (física, sexual, patrimonial, psicológica, exploração sexual, maus tratos, abandono, negligência);

-De Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, destinados aos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, em meio aberto, aplicada pelo juiz da vara da infância e juventude;

-Especializado em Abordagem Social; destinado à abordagem de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua.

-A Casa PodeRosa compõe o CREAS na oferta de atendimento as mulheres vítimas de violência. Atualmente, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Região Central e Casa PodeRosa acompanham sistematicamente, 150 famílias residentes na Costa Sul. Nesses casos, as famílias, crianças, adolescentes, idosos e mulheres necessitam de deslocamento até o Centro para a garantia de atendimento, e a equipe técnica se desloca a região para visitas domiciliares.

Serviço:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Costa Sul

Atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h às 17hs;

Estrada do Cascalho, 1.470, bairro Boiçucanga. Telefone (12) 3861-1424;

CREAS Região Central

Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 85, Centro. Telefone (12) 3893-2583;

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Topolândia

Rua Onofre Santos, 106. Telefone: 3892-2970;

CRAS Boiçucanga

Rua Sargento Felisbino da Silva, 200. Telefone: 3865-1527;

CRAS Costa Norte

Rua Machado de Assis, 410, bairro Canto do Mar. Telefone: 3861-1434.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *