O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, após posicionamento do Comitê de Gestão de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus (CGC), acompanhou a decisão do governo do Estado e assinou, nesta quinta-feira (10), o decreto municipal nº 8474/2022, sobre a liberação do uso das máscaras em ambiente aberto, exceto em hospitais, estabelecimentos públicos de saúde, unidades escolares e transporte público coletivo. Fica mantido o protocolo de higienização das mãos com o uso de álcool em gel.

A decisão, baseada em análises do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, deve-se ao avanço da vacinação na cidade e à queda dos números de atendimentos às síndromes gripais e de casos confirmados e atendidos por Covid-19. “Estamos vivendo uma situação mais segura, em relação à pandemia. Por isso, foi possível tomar essa importante medida”, destacou o prefeito.

O decreto assinado por Felipe tem efeito a partir desta quinta-feira, por ter sido publicado no Diário Oficial do Município. O uso de máscaras em estabelecimentos comerciais passa a ser facultativo, assim como torna-se opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

Também recomenda a continuidade do uso por pessoas com sintomas gripais, idosos e pessoas com comorbidades que não tenham tomado a dose de reforço, assim como pessoas com o ciclo vacinal incompleto.

Em seu artigo 2º, o decreto municipal recomenda o uso de máscara nos seguintes casos: pessoas com sintomas gripais; idosos e pessoas com comorbidades que não tenham tomado a dose de reforço e pessoas com ciclo vacinal incompleto.

Números

O decreto considera a diminuição no número de casos de COVID-19 e de síndrome respiratória (H3N2) no município. As medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento.

Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (9) os números dos atendimentos hospitalares por síndrome gripal continuaram em queda. Foram 53 atendimentos no PA (Pronto Atendimento) de Boiçucanga e 46 na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro. Foram confirmados somente 6 novos casos de Covid; nenhum novo óbito e somente 12 casos de Covid-19 em acompanhamento; a taxa de recuperação do município se manteve em torno de 98,56%; sem internações no município e somente duas em hospitais fora da cidade.

A vacinação avançou ainda mais. São 182.018 pessoas imunizadas, sendo 80.361 com primeira dose; 70560 com segunda dose e 28746 de reforço e 2351 com dose única.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *