A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), convocou quinze Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) selecionados pelo concurso público 01/2020. Eles irão atuar em Unidades de Saúde da Família (USFs) nos bairros Boiçucanga, Maresias, Barequeçaba, Olaria, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar. Esta semana, os novos profissionais receberam tablets para a cadastro e atualizações dos munícipes.

Com as novas contratações, o município passou a contar com 174 ACSs. Ainda assim, há vagas em aberto nos bairros Barra do Una, Juquey, Cambury, Boiçucanga, Maresias, Itatinga, São Francisco, Morro do Abrigo, Enseada e Jaraguá.

Essas vagas não foram preenchidas por não haverem candidatos aptos (com atingimento mínimo da prova), se fazendo necessária a realização de novo concurso público, que acontecerá em breve.

O Agente Comunitário de Saúde faz a integração dos serviços da Atenção Básica em Saúde com a comunidade, realizando atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças. São responsáveis pelo cadastro e acompanhamento das famílias da área de atuação da USF onde atuam.

Entre as funções desse profissional estão identificar situações de risco coletivo e individual; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde, quando necessário; orientar as famílias de acordo com as instruções das equipes de saúde; e acompanhar a situação de saúde das famílias para ajudá-las a conseguir os melhores resultados com os tratamentos e modos de prevenção.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *