Prefeitura de São Sebastião recebe certificado da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Defesa Civil - viatura - Foto Beto Silva

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, pertencente à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), foi condecorada com o Certificado de Resiliência, reconhecimento devido à adesão ao Programa Município Resiliente, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).

A convite da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Prefeitura irá receber o certificado no dia 16 de março, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O Programa Município Resiliente se alicerça em uma série de indicadores usados para avaliar a gestão de redução de risco e de desastre das cidades, de acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) da ONU.

O resultado é baseado na avaliação dos indicadores de 2019 e, conforme seu comprometimento com as diretrizes do programa, o município é reconhecido e certificado pelos seus méritos. Para receber tal titulação, a cidade adotou políticas e ações de redução de risco de desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Estratégias para todas as situações

São Sebastião possui o PLAMCON (Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil), que tem em seus objetivos a ação em:

– Deslizamento e inundações;

– Promoção de maior segurança a todos os munícipes em relação a atendimento;

– Atenção a áreas de risco, com possibilidade de alagamentos e/ou deslizamentos;

– Prontidão e rapidez de resposta na gestão de acidentes e desastres;

– Cooperação e otimização dos serviços das secretarias e demais órgãos públicos para uma assistência rápida e de qualidade.

Também segue os direcionamentos do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), elaborado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Com esse plano, foi possível mapear e apontar todas as áreas de riscos do município; indicar melhorias e mitigação de danos; e dar um melhor direcionamento para saber qual é a real situação de um local de risco.

A Defesa Civil, inclusive, emprega o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), convênio em parceria com a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), que é operado segundo critérios técnicos como:

– Monitoramento de dados pluviométricos e previsão meteorológica;

– Vistoria de encostas e monitoramento das áreas onde ocorrem alagamentos e inundações;

– Minimização de riscos por meio da remoção das pessoas residentes ou instaladas em áreas de risco;

– Encaminhamento a abrigos das famílias que em situação de risco, entre outros procedimentos de resgate e salvamento.

Capacitação continuada

A Defesa Civil de São Sebastião está constantemente realizando cursos de capacitação e reciclagem para melhor atender a população em caso de possíveis acidentes naturais, como a Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão (OPOV) 2021/2022; capacitação para uso do Guia Prático de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres; capacitação técnica sobre os riscos costeiros e as ações de resposta e vistoria, entre outros treinamentos e cursos.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam