Produtores sebastianenses participam do 1º Fórum da Gastronomia Artesanal do Vale do Paraíba e Litoral Norte

FÓRUM SEMAM 4

A Prefeitura de São Sebastião, secretarias do Meio Ambiente (SEMAM), Turismo (SETUR) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) esteve presente no 1º Fórum da Gastronomia Artesanal, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (23), no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O fórum foi voltado a produtores artesanais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, com palestras e painéis de desenvolvimento regional, empreendedorismo na produção artesanal e na gastronomia, entre outros.

O encontro foi desenvolvido para mostrar ao mercado consumidor, a qualidade da gastronomia artesanal, o potencial econômico, turístico, cultural e social do setor e a importância da cadeia gastronômica artesanal em todos os aspectos, desde a produção, transformação e comercialização.

Em fevereiro deste ano entrou em vigor o Decreto de Regulamentação dos Produtos Artesanais de Origem Animal – Lei Estadual 17.453/2021, à base de leite, carnes, ovos e mel. Com o regramento atualizado, os artesanais podem ampliar a produção e venda no estado.

Participaram do evento, o secretário do Meio Ambiente, Daniel Mudat, Simone Monteiro, diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, Francisco Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, secretária-adjunta de Turismo, Niuara Tedesco e secretária Adriana Balbo, além de pescadores e produtores artesanais de São Sebastião.

Segundo a SEMAM, atualmente, o município possui, aproximadamente, 100 produtores de pescado, leite, carne e mel.

S.I.M.

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é responsável por inspecionar previamente, sob o ponto de vista industrial e sanitário, os produtos de origem animal elaborados ou processados dentro dos limites do município. São produtos de origem animal pescado e derivados, produtos cárneos e derivados, mel e produtos de abelha, leite e derivados e ovos e derivados.

Esses produtos somente poderão ser comercializados em São Sebastião, caso cumpram os requisitos da lei e recebam o selo do S.I.M., com número de registro do estabelecimento em seu rótulo, o que atesta a qualidade higiênico-sanitária na produção do alimento comercializado. Caso contrário, serão considerados clandestinos e passíveis de penalidades.

O registro dos estabelecimentos garante que os produtos de origem animal sejam comercializados de forma legalizada, com segurança sanitária à população e gerando renda aos produtores que saem da informalidade.

Além de poderem ser comercializados em mercados, restaurantes e feiras, os produtos com selo S.I.M. podem participar de licitações no município.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam