A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação (SEDUC) e de Saúde (SESAU), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), retomou, nesta terça-feira (22), o cronograma de Atividades Pedagógicas do Projeto Samu na Escola, chamado também de Samuzinho.
Destinado a alunos do 4º ano da rede municipal de ensino, o projeto visa conscientizar alunos e pais sobre a atuação do serviço de urgência, os riscos de acidentes domésticos, as consequências de realizar trotes e como agir em situações emergenciais até que a assistência médica chegue.
O Samuzinho acontece através do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, em parceria com a Faculdade de São Sebastião (FASS). A primeira ação ocorreu na E. M. Prof.ª Maria Alice Rangel, do Jaraguá, e brevemente será desenvolvida em todas as escolas de anos iniciais que compõe a rede municipal de ensino, buscando atender aproximadamente 1.200 alunos até agosto deste ano.
Participaram da retomada das atividades os profissionais do SAMU Danielli Bergman Andrade e Hamilton Bertulino, juntamente com os graduandos de Enfermagem do 5° semestre da FASS. Além de aprender com os profissionais, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer uma viatura do SAMU em companhia da mascote.
O Projeto Samu na Escola foi criado pelo Ministério da Saúde em 2007 com o intuito de alcançar os municípios brasileiros, educando pais e crianças, já em nível escolar, sobre a importância do uso correto dos benefícios oferecidos pelo SAMU, serviço destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência.