A Defesa Civil do Estado alerta que entre hoje (31) e sábado (2/4) haverá instabilidades geradas por uma frente fria que podem provocar condições para chuvas fortes e volumosas, seguidas de raios, ventos e granizo na região do Litoral Norte.

#PraCegoVer: Dois agentes da Defesa Civil em cima de casa no bairro do Morro do Algodão cortando árvore que caiu em cima de uma casa (Foto: Divulgação/PMC)

Há previsão para acumulados de 72h elevados, sendo 250 milímetros para o Litoral Norte onde está inserida Caraguatatuba. Por isso, as equipes da Defesa Civil estão de prontidão com atenção especial às áreas mais vulneráveis, onde há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Conforme o meteorologista da Defesa Civil do Estado, William Minhoto, desde o início de março  choveu 278,5 mm e a média climatológica é de 305.7mm. Já para o mês de abril o acumulado esperado é de aproximadamente 143mm sendo a média climatológica de 220.1mm.

“Essas chuvas terão um pico no meio do mês, quando um forte sistema meteorológico causará pancadas de chuva forte, seguidas por raios, vento e até mesmo queda de granizo. Além disso, a primeira quinzena do mês será marcada por temperaturas mais quentes enquanto que a segunda quinzena, a sensação será bem mais amena”, alerta Minhoto.

Vendaval

Na madrugada entre quarta-feira e quinta-feira (30 e 31), por conta dos ventos fortes de mais de 70 km/h, houve quedas de quatro árvores, sendo três em vias públicas nos bairros Martim de Sá, Praia das Palmeiras e Rio Claro e uma em residência no bairro do Morro do Algodão, mas em nenhum dos quatro casos houve danos sérios, vítimas ou necessidade de remoção de moradores.

Caraguatatuba encontra-se em estado de alerta dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) desde o início do ano após chuvas fortes e deslizamentos ocorridos no dia 30 de dezembro de 2021. As equipes da Prefeitura estão de prontidão para o caso de alguma eventualidade.

#PraCegoVer: Um agente da Defesa Civil corta árvore caída e outro agente fiscaliza o corte (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Devido a esse quadro, a Casa Militar do Estado prorrogou o PPDC até o próximo domingo e, posteriormente, deve fazer uma nova avaliação para ver a necessidade de nova prorrogação. O PPDC costuma vigorar de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte.

O atual alerta aponta a importância de se ter atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, reforça que há necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados nos alagamentos e, principalmente os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

A Marinha do Brasil também alerta para a previsão de ressaca, com ondas podendo chegar até 2,5 metros de altura. Ela ainda orienta aos navegantes que consultem essas informações antes de irem ao mar e solicita a ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

A Prefeitura de Caraguatatuba também tem feito seu papel e realizado limpeza de valas e valões, além de investir em obras de drenagem para que o escoamento de águas de chuvas possa ocorrer de forma mais ágil.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *