Estudantes com intolerância à lactose, glúten, APLV, soja, corantes, diabetes, síndrome do cólon irritável e autismo passarão a contar com um cardápio especial nesta comemoração da Páscoa, em Ilhabela.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, ofertará aos alunos da rede municipal de ensino, nesta semana, um cardápio inclusivo, com quatro opções de bolos doces para estudantes que possuem restrições alimentares.

“Estamos vivendo a Páscoa, o símbolo da renovação. Em Ilhabela, todos os alunos possuem o mesmo direito. Este ano, nas escolas da rede municipal de ensino renovamos nossos votos por meio de um bolo de chocolate, um dos símbolos desta comemoração. Os bolos foram feitos na nossa padaria e vão para ser finalizados nas escolas. Alunos e profissionais terminam o bolo, enfeitando e recheando da forma que acharem melhor. Este ano estamos incluindo os alunos da inclusão alimentar, produzindo bolos que não levam açúcar, leite e ovos com ingredientes que não causam mal a alguns de nossos alunos”, destacou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

A Secretaria de Educação, por meio do setor de Alimentação Escolar, atende atualmente 37 unidades escolares, incluindo as Estaduais e mais dois Polos de Educação Integrada, servindo em média, cerca de 8000 refeições diárias.

Desde 2009, a gestão do Prefeito Toninho Colucci trabalha com a variação do cardápio para estudantes com necessidades especiais de alimentação.

Além das receitas de bolos testadas e aprovadas pelas nutricionistas em parceria com os servidores da padaria municipal, houve também a iniciativa por parte da professora Renata Maciel, de elaborar uma receita de “brigadeiro vegano” para o recheio, composta apenas banana, abacate e chocolate 50% cacau em sua composição.

“Todos vão compartilhar da festa, da comemoração pascal, sem receios. Sendo assim, a felicidade é muito grande de poder proporcionar mais esta comemoração dentro das nossas escolas. Que nossos alunos tenham uma ótima páscoa! ”, desejou a secretária.

 

Confira o Cardápio Especial de Páscoa:

 – Bolo sem ovos e sem leite, com açúcar e chocolate 50% cacau

– Bolo sem açúcar, inclui adoçante culinário, tem farinha e chocolate 100% cacau

– Bolo sem glúten, usa-se farinha de amêndoa, açúcar, chocolate 50% cacau

– Bolo tradicional com farinha de trigo, açúcar e chocolate 50% cacau

Camila Migliorini

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *