A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento e Centro Integrado Profissionalizante (CIP), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) realizou dia (08), o curso presencial gratuito de capacitação para Registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), referente aos Produtos de Abelhas e Derivados.

O curso ocorreu no Espaço Cultural Batuíra, bairro São Francisco e contou com a presença de 10 produtores apícolas do município.

Na capacitação foram esclarecidos os requisitos sanitários e produtivos para o processamento de produtos apícolas, boas práticas de manipulação de alimentos, aspectos produtivos do mel, rotulagem de produtos de origem animal, análises laboratoriais do mel e registro no S.I.M. em determinação às leis municipais 2.638/2019 e 2.861/2021 e lei federal nº 1.283/1950.

Segundo a SEMAM, essas formações são importantes para os manipuladores e beneficiadores de produtos de origem animal, pois, além de oferecer educação sanitária possibilitam a produção de alimentos seguros, livres de riscos, dentro da legalidade.

Curso de Cooperativismo

Durante a capacitação foi informado que no próximo dia (29) sexta-feira vai ocorrer o curso gratuito de ‘Cooperativismo’, ministrado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), professor Guilherme Zangerolimo, oportunidade para comunicação, cooperação e organização dos produtores, além do esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

Moradores dos bairros da Região Central e Costa Norte que se enquadram no público-alvo devem se inscrever no CIP Topolândia, localizado na Rua Antônio Pereira da Silva, 56.

Já os munícipes da Costa Sul, devem fazer a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boiçucanga, na Rua Sargento Felisbino da Silva, 200, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Haverá certificação de participação.

Dúvidas, mais informações e também inscrições pelo telefone (12) 3892-5535, ou WhatsApp (12) 99107-6619 Centro Integrado Profissionalizante (CIP), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

Serviço

 

Curso Cooperativismo

 

Público-alvo: pescadores, produtores rurais e empresários do setor alimentício, sujeitos a inspeção e fiscalização pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM);

 

Dia: 29 de abril (sexta-feira);

 

Horário: das 15h às 17h;

 

Local: Espaço Batuíra – Rua José Bruno S/N, bairro São Francisco;

 

Inscrições: também pelos telefones (12) 3892-5535 e WhatsApp (12) 99107-6619, no CIP Topolândia, Rua Antônio Pereira da Silva, 56, ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boiçucanga, Rua Sargento Felisbino da Silva, 200, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira;

Vagas: 20.

 

S.I.M.

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é responsável por inspecionar previamente, sob o ponto de vista industrial e sanitário, os produtos de origem animal elaborados, ou processados dentro dos limites do município. São produtos de origem animal pescado e derivados, produtos cárneos e derivados, mel e produtos de abelha, leite e derivados e ovos e derivados.

Esses produtos somente poderão ser comercializados em São Sebastião, caso cumpram os requisitos da lei e recebam o selo do S.I.M., com número de registro do estabelecimento em seu rótulo, o que atesta a qualidade higiênico-sanitária na produção do alimento comercializado. Caso contrário, serão considerados clandestinos e passíveis de penalidades.

O registro dos estabelecimentos garante que os produtos de origem animal sejam comercializados de forma legalizada, com segurança sanitária à população e gerando renda aos produtores que saem da informalidade.

Além de poderem ser comercializados em mercados, restaurantes e feiras, os produtos com selo S.I.M. podem participar de licitações no município. Informações pelo telefone: (12) 3892-2767, ou e-mail: sim.semam@saosebastiao.sp.gov.br.

Fotos: Beto Silva/PMSS

Prefeitura de São Sebastião
www.saosebastiao.sp.gov.br 

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *