A Polícia Municipal de São Sebastião, ligada a Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), prendeu na madrugada deste domingo (24), um homem por receptação de veículo com ocorrência de roubo. O carro foi localizado pelos policiais municipais na altura do bairro São Francisco, após serem acionados pelo sistema de câmeras “Muralha Digital”.

Na interceptação feita pelos policiais ao veículo, Celta, modelo 2011, roubado na sexta-feira (22), em Paúba, Costa Sul, o motorista estava acompanhado de quatro homens, um deles menor de idade. Todos foram conduzidos ao 1º Distrito Policial do município e o carro apreendido. No registro da ocorrência, o motorista afirmou que alugou o Celta em uma “biqueira” (ponto de venda de drogas) por R$ 400,00 de diária. Os demais passageiros alegaram estar transitando de carona, em direção a um baile e que desconheciam a procedência do automóvel.

De acordo com o registro da ocorrência, a conduta do homem caracteriza “delito de receptação”, conforme artigo 180, caput, do Código Penal. Em função disso, foi lavrado auto de prisão em flagrante delito. O Celta está apreendido e à disposição das autoridades para perícia e demais providências.

O homem ficou preso na Delegacia, porque embora o crime comporta concessão de fiança, de R$ 8 mil, conforme os artigos 322 e 326 do Código Processo Penal, o valor não foi pago. Os demais passageiros foram liberados. Um deles portava uma pequena quantidade de maconha, que alegou ser para uso pessoal.

 

Resultado

De acordo com balanço do Centro de Operações Integradas (COI) e do sistema Muralha Eletrônica em 2021, pelo monitoramento de câmeras em todo o município, 62 veículos foram abordados pela Polícia Municipal, e destes, 19 foram apreendidos por queixa de furto, ou roubo; 16 condutores foram presos por estarem com mandado de prisão em aberto; e em outros casos, após averiguação, ficou constatado que os veículos foram furtados anteriormente e que não haviam dado baixa no sistema.

O Sistema Muralha auxiliou na resolução de diversos crimes, como a prisão da quadrilha do Pix, em operação integrada, com a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, na Costa Sul de São Sebastião, em que os veículos dos integrantes foram reconhecidos através do Sistema Muralha.

Desde 2017, a administração municipal realiza uma série de ações e aprimoramentos na corporação que fizeram com que São Sebastião seja considerada a cidade mais segura do litoral paulista e a 5ª mais segura do país, entre os municípios com até 100 mil habitantes.

São Sebastião foi a primeira cidade do Litoral Norte a aderir e instalar o sistema de monitoramento Muralha Digital, integrado ao Sistema Córtex da Secretaria de Operações Integradas, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *