Marcello Veríssimo
Respeito pelo cidadão, tradição política e realizações eficientes que contribuem para o desenvolvimento do Litoral Norte. O gestor público, Neto Bota, confirmou nesta sexta-feira (24) à reportagem do JDL que concorre ao cargo de deputado estadual pelo PP (Partido Progressista), nas eleições de outubro.
Com uma trajetória política de aproximadamente 20 anos na vida pública, ficha limpa, foi vereador em Caraguatatuba, seu colégio eleitoral natal por dois mandatos, Neto Bota agora disputa pela primeira vez uma vaga na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo). “Precisamos recuperar o prestígio e a representação política da nossa região”, ele diz.
Neto Bota é filho de caiçaras em uma família tradicional de Caraguatatuba, tem 43 anos, é casado e pai de um casal de filhos. É formado em Educação Física, Pedagogia e Pós-graduado em Fisiologia do Exercício.
Apaixonado por Caraguatatuba e pela região, ele conta que, entre suas principais lutas e bandeiras, estão a Saúde, o desenvolvimento econômico, a valorização da cultura da região para a manutenção e geração de empregos. “Nós vemos que vem muita gente de fora, pega o voto, leva embora e ao invés de trazer recursos para o Litoral, Vale, acabam recebendo uma certa quantidade de emendas e aplicando onde tem o maior número de votos, que é a base deles”. “É inadmissível que uma região com 2 milhões de habitantes, como é a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte tenha apenas 2 deputados federais e dois estaduais. Se tivermos um deputado da região atraímos recursos, desenvolvimento para gerar emprego e renda, temos mais de 300 mil habitantes na região e não temos um deputado que represente o Litoral Norte”, afirma Neto Bota.
Durante seu mandato de vereador, entre 2009 e 2012, Neto foi presidente da Frente Parlamentar de Saúde do litoral norte, priorizando junto ao Governo de São Paulo a UTI neonatal de Caraguatatuba e região. Também foi o vereador mais votado nas eleições de 2012.
Em 2013, Neto Bota, entre diversas conquistas também indicou a construção do Centro de Saúde Mulher, o atual Pró-Mulher. “Caraguatatuba tem se desenvolvido muito bem, cada município da região tem a sua particularidade, mas Caraguá é privilegiada no seu desenvolvimento nas áreas industrial e residencial. Sendo bem administrada como está, Caraguatatuba só tem a crescer cada vez mais”, afirma o pré-candidato do PP.
Preparado
Neto Bota diz estar preparado para a corrida eleitoral rumo ao dia 2 de outubro. Ele conta com o apoio do prefeito municipal de Caraguatatuba Aguilar Junior (MDB), reeleito nas últimas eleições municipais em 2020, com 42,27% dos votos válidos, um contingente de mais de 27 mil votos no total e 11 vereadores. “Eu me realizo fazendo política, ajudo a salvar vidas, com Deus em primeiro lugar, nós somos instrumentos de Deus. Existe a política boa, por isso é importante o cidadão votar, escolher uma pessoa para votar. Ninguém gosta mais da nossa região do que eu, quero fazer muito pelo Litoral Norte”, diz Neto.
Entre os apoios mais importantes, Neto Bota tem na parceria com seu irmão, o vereador Cristian Oliveira, o Cristian Bota (PP), 48 anos, seu braço direito. “Crescemos com o trabalho. Nós somos de uma família tradicional de Caraguatatuba, meu pai Tião Bota foi candidato a vereador, ganhou a eleição, minha mãe desenvolve um trabalho social com as famílias de pessoas presas, que precisam de um suporte. Nós crescemos nesse mundo social, ajudando toda a sociedade, nós valorizamos muito nossa região”.