Marcello Veríssimo
O surfista de Ubatuba, Filipe Toledo, o Filipinho, venceu o Rio Pro, válido pela etapa da Liga Mundial de Surfe – a WSL (World Surf League). O surfista de Ubatuba deu um show sob as ondas da Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio, sem chances para o surfista Samuel Pupo, de Maresias, na costa sul de São Sebastião.
Filipinho é o atual líder do Mundial, na bateria final do Rio Pro garantiu sua nota 10, finalizando a bateria com 18.67 contra 10.73, do caçula da família Pupo.
Com sua última vitória, Filipinho chegou aos 50.040 pontos, e se distanciou ainda mais na liderança da classificação geral. Na última etapa, em El Salvador, na América Central, o caiçara já havia assegurado sua participação no “WSL Finals”, em setembro, final do circuito mundial que reúne os cinco surfistas com maior pontuação na temporada.
Para chegar à final contra Pupo, Filipinho derrotou o surfista Yago Dora, com nota 17.36 a 15.34. Pela primeira na etapa brasileira, as semifinais reuniram quatro brasileiros. A outra disputa foi entre Pupo e o campeão olímpico Ítalo Ferreira. O surfista sebastianse bateu o potiguar por 11.44 a 10.83.