Marcello Veríssimo
Resultado das operações policiais feitas pelas Polícias Militar e Civil, dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram que, no geral, ações do crime organizado recuaram nos cinco primeiros meses deste ano no Litoral Norte, principalmente em Caraguatatuba.
Uma das cidades mais perigosas da região, de janeiro a maio, registrou queda de 25% nas ocorrências de tráfico de drogas – 51 contra 68 no mesmo período do ano passado – e 12% na apreensão de armas de fogo, sendo 22 este ano ante 25 em 2021.
O tráfico de entorpecentes é apontado como um dos principais motivadores para os crimes violentos e prisões. De acordo com a SSP, em Caraguatatuba, o número de prisões subiu 7% até maio deste ano, totalizando 239 contra 222 no ano passado.
Embora fontes policiais tenham admitido à reportagem do JDL que “a guerra contra o tráfico” é como enxugar gelo, a Secretaria de Segurança Pública informou que as forças de segurança têm reforçado suas ações de patrulhamento e policiamento em toda a região.
Sufoco
A SSP também informou que a “Operação Sufoco”, que começou no dia 4 de maio, reduziu em 20% ocorrências de roubo de telefones celulares no estado. Pelo balanço da Operação Sufoco, as apreensões de aparelhos roubados aumentaram 70% neste período.
De acordo com a polícia, o balanço da Sufoco reflete a ação do maior número de policiais nas ruas. Para se ter uma ideia, em maio de 2019, antes da pandemia da Covid-19 que reduziu a circulação de pessoas nas ruas, foram apreendidos 3 mil aparelhos.
Em abril deste ano, 3,9 mil e em maio deste ano, com a Operação Sufoco, o número de celulares apreendidos praticamente dobrou 5,2 mil.