O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior assinou na manhã desta quinta-feira (14), o termo de compromisso para publicação do edital de licitação das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Jaraguazinho, Martim de Sá e Golfinhos.

A assinatura foi realizada durante o evento de prestação de contas da Sabesp, onde foram divulgados os investimentos, por meio do Programa Onda Limpa, as obras de reparo da rede coletora de esgoto do bairro Poiares e o projeto de educação ambiental Educa Caraguá.

#PraTodosVerem: Prefeito assina termo de compromisso; secretária de Educação e superintendente regional da Sabesp estão ao fundo (Foto: Luís Gava/PMC)

São mais de R$ 421 milhões investidos em obras de esgoto e de água, fazendo com que Caraguatatuba alcance índices significativos com 99% de distribuição de água e 92% em sistema de esgotamento sanitário, sendo a primeira do Litoral Norte com este número.

Ainda estão previstas melhorias no abastecimento de água do Massaguaçu, Porto Novo, Capricórnio e Tabatinga; ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Indaiá; melhorias no sistema de abastecimento e tratamento do lodo no Rio Guaxinduba, entre outros.

Para o prefeito Aguilar Junior, mais que entregar saneamento é investir em saúde, por isso, ele destacou que a universalização do saneamento básico é ofertar dignidade e qualidade de vida para população.

“Parabéns ao time Sabesp por toda dedicação e pelo tanto que entregam ao município. São projetos extremamente importantes alinhados com as ações da Prefeitura de levar saneamento básico para todos, como já levamos aos bairros Gaivotas, Perequê-Mirim, Jaraguazinho, Rio Marinas e vamos fazer muito mais”, destacou.

O prefeito ainda mencionou o início do projeto de Regularização Fundiária em 2017, que garante o direito da população de ter água, luz e saneamento básico com muito mais qualidade de vida e direito a essas pessoas.

#PraTodosVerem: Prefeito posa para foto segurando termo de compromisso assinado ao lado de três representantes da Sabesp (Foto: Luís Gava/PMC)

A apresentação também mostrou um índice de crescimento de 8,91% de ligações de água de 2018 a 2021. O projeto ‘Se liga na Rede’ beneficiou 1.057 famílias com implantação gratuita de rede coletora de esgoto aos imóveis de famílias de baixa renda.

Também foi assinada a certificação de cinco professores capacitados no projeto piloto Educa Sabesp em parceria com a Secretaria de Educação, sendo elaborado em duas etapas.

A primeira incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes e na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram planos de aula com o tema ‘Água e Saneamento’. A ideia é levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna aos alunos da rede municipal.

A prestação de contas foi conduzida pelo diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira, e pelo superintendente regional no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno. O encontro também contou com a presença de secretários e vereadores municipais.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *