A Guarda Municipal de Ubatuba recebeu na semana passada novos armamentos para auxiliar na guerra contra o crime no município. A entrega oficial foi feita pela prefeita Flávia Pascoal, na quinta-feira, dia 14. A GCM recebeu duas novas espingardas calibre 12 e três carabinas modelo CCT.40, além de munições compatíveis com os novos equipamentos.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, o investimos também foi feito no serviço de inteligência. Para capacitar o efetivo e habilitar a corporação a fazer o uso do armamento, 31 guardas civis municipais passaram pelo Estágio de Qualificação Profissional (EQP), com treinamento e habilitação em armas longas. O curso teve uma duração de 48 horas, realizado entre os dias 27 de junho e 2 de julho e, ao final, foi realizada a prova de tiro.

O EQP é uma das etapas para cumprimento do convênio entre prefeitura e a Polícia Federal. A comandante da GCM de Ubatuba, Patrícia do Amaral, disse que a exigência para aprovação da renovação do convênio, que concede o porte de armas para a GCM, é de 80 horas por ano. “As demais horas de 2022 já foram cumpridas em capacitações realizadas no começo deste ano”.
“Nós fizemos o curso de qualificação para utilizar esse armamento e o estágio de Qualificação Profissional para a renovação de porte. Aproveitamos o momento de aquisição dessas armas longas para qualificar todo o nosso efetivo à utilização desse armamento, caso seja necessário”, explicou a comandante.

A Guarda de Ubatuba é referência em documentação, estatuto, plano de carreira, atendendo às Leis Federais. Além da segurança de prédios públicos, a GCM atua na fiscalização de trânsito, cumprimento de leis municipais, rondas escolares e apoio à Polícia Militar. “O armamento novo é para maior segurança dos nossos munícipes. Estamos buscando investir na segurança e essa é mais uma das iniciativas no setor”, disse a prefeita de Ubatuba.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *