Velejadores da classe oceano comemoram início da 49ª SVI no Yacht Club Ilhabela

WhatsApp Image 2022-07-23 at 08.53.24

Marcello Veríssimo

Eles chegaram! Os velejadores das 115 tripulações da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela se encontraram na noite desta sexta-feira (22), em clima de festa de Copa do Mundo, no Yacht Club, para celebrar a maior competição de vela oceânica da América do Sul, que reúne mais de mil velejadores brasileiros e argentinos. As regatas começam oficialmente neste domingo (24), às 12h10, logo depois dos desfiles dos barcos no Canal de São Sebastião, às 11h.

A noite desta sexta serviu justamente para o entrosamento dos velejadores em um clima descontraído, de encontro entre amigos, antes do início da competição, que em 2023 deve comemorar cinco décadas de existência. Destas décadas, o velejador sebastianense, Mike Buser, 71, esteve presente em pelo menos três. Neste ano, ele conta que integra a tripulação do veleiro 35 pés Urânia, de São Sebastiao. “Não vai ser uma regata fácil, a previsão é de pouco vento, será uma regata longa”, diz Mike. “O vento é essencial, hoje estávamos relembrando umas histórias que os barcos andavam até para trás. O vento mediano, na calmaria, nada acontece. No relacionamento com as forças da natureza, com os seres humanos devemos sempre buscar o equilíbrio. O vento é movimento, nos impulsiona e nos faz crescer”, diz o velejador, que começou a velejar aos quatro anos, em analogia na disputa das regatas com os desafios da vida.

A programação deste sábado começou cedo às 9h com o credenciamento para todas as classes no Salão de Eventos do Yacht Club de Ilhabela. A partir das 19h, no Race Village, acontece a abertura oficial da competição. Na sequência, às 20h, a atração é o show “Banda Local”. No mesmo horário, mas no Pier 151, ao lado da sede principal do Yacht Club, será oferecido o jantar da Marinha, somente para convidados.

Na água

A SVI é um berço de campeões, além de Robert Scheidt, a 49ª edição da Semana Internacional de Vela tem as presenças dos bicampeões olímpicos, Torben Grael e Martine Grael, que já estão no arquipélago, além dos medalhistas Lars Grael e Clínio de Freitas. Os velejadores olímpicos Marco Grael, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino também estarão presentes, assim como André Fonseca, o Bochecha, com participações olímpicas e na The Ocean Race, a Regata Volta ao Mundo. Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial e com dois ouros Pan-Americanos, também marca presença na disputa.

Quem também chega para esta edição é a tripulação do Bacanas 4, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Experientes na competição, os tripulantes que conversaram com a reportagem disseram que é sempre bom estar em Ilhabela e que a vela de oceano é como uma tradição em família. “A maior felicidade é estar nesse momento, reencontrar os amigos e velejar. Sou velejador desde que nasci, só não tinha vindo aqui [em Ilhabela] antes”, contou Thiago Alves, que vai atuar como trimmer na tripulação do Bacanas 4.

As disputas nas regatas oceano ocorrem nas classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco. A programação de regatas do evento consta no site oficial www.sivilhabela.com.br/programacao/

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam