O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, inaugura nesta sexta-feira (29/7), às 16h, a nova Escola Cívico Municipal de Ilhabela, no bairro do Reino. A unidade é a primeira no Litoral Norte de São Paulo nos moldes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e leva o nome do Senador Major Olímpio Gomes, que faleceu vítima da Covid-19 em 2021.

Major Olímpio, como era popularmente conhecido, frequentou Ilhabela por muitos anos e considerava a cidade como seu segundo lar. Era apaixonado pelo município e sempre encaminhava emendas Estaduais e Federais que contribuíram positivamente para melhoria de vida da população ilhabelense.

A inauguração terá a presença de autoridades civis e militares, além da sociedade civil e organizada e contará com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Ilhabela será a primeira cidade do Litoral Norte a ter uma escola nos moldes de uma escola cívico-militar. Mais uma opção de ensino às famílias da nossa cidade de inserir os filhos em um sistema de ensino público diferenciado, com foco nos valores cívicos, diferente do convencional”, destaca o Prefeito Toninho Colucci.

A nova escola terá 10 salas de aula (com capacidade para 25 alunos), salas de Arte, Robótica e Leitura, além das áreas administrativas, cozinha, refeitório, quadra e academia ao ar livre. Já foram inscritos cerca de 170 alunos, sendo que todos os inscritos, estão matriculados. Oito salas já estão completas e prontas para o segundo semestre letivo, que começa já nesta segunda-feira (1/8), no período das 8h às 16h.

Audiência Pública

A Prefeitura de Ilhabela realizou na última terça-feira (26/7), no auditório do Paço Municipal, uma audiência pública para tratar sobre a nova escola, a pedido do Conselho Municipal de Educação. O encontro reuniu mais de 120 pessoas no local e mais de 200 de forma remota, que participaram com dúvidas, opiniões e sugestões. O Prefeito Toninho Colucci e a secretária de Educação, Lídia Sarmento responderam a todos os apontamentos.

Sobre o programa

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógico e administrativa. O País conta hoje com mais de 200 escolas cívico-militares, que já indicam registros positivos da educação, após a instalação dessas unidades, como a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), redução significativa na evasão escolar e o aumento de alunos estudando no ensino correto.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *