Phoenix vence regata de percurso e briga pelo título contra o Crioula no último dia da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

WhatsApp Image 2022-07-30 at 07.42.09

Marcello Veríssimo

Os palpites se confirmaram. A frente fria chegou, os fortes ventos apareceram e o duelo foi de gigantes nas regatas de percurso, realizadas nesta sexta-feira (29), no Canal de São Sebastião, durante o penúltimo dia da 49ª Semana Internacional de Vela, evento com realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal. Hoje, dia da decisão, as regatas começam mais cedo, a partir das 11h.

Na classe principal, a ORC, o barco Phoenix, comandado pela lenda Eduardo Souza Ramos, do Iate Clube de Santos, no Guarujá, venceu de ponta a ponta cruzando na frente como Fita Azul e no tempo corrigido. Em segundo lugar veio a equipe Argos, comandada por Jaime Cupertino e com presença dos medalhistas de Bronze olímpicos, Lars Grael e Clínio de Freitas, em terceiro o Phytoervas. O estrelado Crioula 52, do Rio Grande do Sul, não teve um bom dia e chegou em nono lugar.

Apesar da nona colocação, o assunto que circula entre os velejadores é um só: Ninguém tira o título do Crioula 52 este ano. No dia da decisão, a disputa segue acirrada. Até o momento, o panorama está assim: o Crioula 52 segue na ponta com oito pontos perdidos contra nove do Phoenix. O barco Argos, de Ubatuba, é o terceiro com 29 pontos.

Caballo Loco

A sexta-feira também foi um dia de mistura de sentimentos para a equipe do barco Caballo Loco com Robert Scheidt, bicampeão olímpico. A tripulação comandada por Mauro Dottori ficou em quarto lugar, mas manteve a dianteira no geral empatado com o Kaikias, veleiro do Grêmio de Vela de Ilhabela, com 17 pontos perdidos.

Na terceira colocação e correndo por fora na briga pelo troféu está o barco Loyalty 06, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. A equipe, porém, depende de pelo menos a realização de duas regatas e resultados precisos hoje.

Se por um lado a vitória não veio nesta sexta na regata, a equipe do Caballo comemorou o título do tricampeonato brasileiro na classe C-30: “Ser campeão em três anos seguidos em uma classe tão competitiva é realmente motivo de muito orgulho. É claro que com Robert Scheidt e Juninho de Jesus a bordo as coisas ficam menos difíceis. A tripulação trabalhou muito bem e está de parabéns, mas hoje tem mais”, disse Dottori.

Robert Scheidt também falou com a imprensa e disse que o primeiro objetivo da tripulação era esse título, e sabe que contribuiu com mais essa conquista em sua carreira. “Eu não mereço 100%, apenas 50% porque não corri em Santa Catarina. Hoje não foi uma boa regata para nós. Caímos em um buraco de vento no Pequeá, quando o pessoal estava na nossa frente, de vela balão. Não conseguimos alcançá-los. A regata exigiu muitas decisões difíceis, mas neste dia decisivo temos mais uma meta a cumprir”, disse Robert.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam