Civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito! Esses são os valores que regem a partir desta segunda-feira (1º), a Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio inaugurada na sexta-feira (29/7), sendo a 1ª escola Cívico do Litoral Norte Paulista.

O Prefeito Toninho Colucci tem destacado que a nova escola é mais uma opção de ensino às famílias de Ilhabela de inserir os filhos em um sistema de ensino público diferenciado, com foco nos valores cívicos, diferente do convencional.

“Mesmo tendo algumas pessoas contra essa nova escola, conseguimos inaugurá-la com 100% das vagas preenchidas. Quero dizer que muitas coisas que estão espalhando não é um fato real. A Escola Cívico Municipal não significa a Militarização da Educação. Os Militares nestas escolas, não substituem os profissionais da Educação, eles atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional”, explicou o Prefeito Toninho Colucci.

Estão matriculados na unidade 200 alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, em período integral, que além da Base Comum Curricular, terão também disciplinas da Base Diversificada, como Robótica, Informática e Esportes Olímpicos.

“Tenho certeza que esse projeto será exemplo não só para Ilhabela, mas para toda a região do Litoral Norte. Fiquei emocionada em ver a presença dos alunos matriculados nesta escola, na confiança dos pais neste nosso novo projeto, que tem mostrado resultados positivos onde foram implantadas, como a redução da violência das escolas e os índices baixos de evasão, faltas e abandono escolar”, destacou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Segundo dados do Pecim – Programa Nacional das Escolas Cívicos – Militares, a redução no índice de faltas, taxas de abandono e evasão escolar é claramente sentido nas escolas nas quais o programa foi implantado. Na região Sudeste, por exemplo, o índice chega a ser de 66,7%, mas na região Centro-Oeste são 90%. Outro dado importante é a redução da violência, seja ela verbal, física ou agressiva: a queda é de 82% (física e patrimonial) e de 75% em relação a violência verbal.

Vale destacar que devido aos princípios implantados como a: Igualdade para acesso e permanência da escola; liberdade de aprender, ensinar e pesquisar; respeito às diferenças individuais; gestão democrática e a participação ativa da família nessas escolas, também trouxeram aumento na satisfação e no respeito, é o que aponta a pesquisa realizada com os diretores de Escolas Cívico – Militar.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógico e administrativa. O País conta hoje com mais de 200 escolas cívico-militares, que já indicam registros positivos da educação, após a instalação dessas unidades, como a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), redução significativa na evasão escolar e o aumento de alunos estudando no ensino correto.

Sobre a Escola Cívico Municipal

A nova escola conta com10 salas de aula (com capacidade para 25 alunos), salas de Arte, Robótica e Leitura, além das áreas administrativas, cozinha, refeitório, quadra e academia ao ar livre.

Senador Major Olímpio

Major Olímpio, como era popularmente conhecido, frequentou Ilhabela por muitos anos e considerava a cidade como seu segundo lar. Era apaixonado pelo município e sempre encaminhava emendas Estaduais e Federais que contribuíram positivamente para melhoria de vida da população ilhabelense.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *