Marcello Veríssimo

Em uma atitude sensata, a Marinha do Brasil cedeu e adiou os exercícios de tiros agendados para a Ilha Sapata, que integra a Unidade de Conservação da Vida Silvestre Refúgio de Alcatrazes, área de proteção criada em 2016.

Desde que foi divulgada a realização dos exercícios de tiro, mobilizou ambientalistas e sociedade civil organizada. No último dia 5, o presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Marcos Simanovic, enviou ofício à Marinha alertando sobre os riscos e a impossibilidade da prática dos exercícios na semana que vem. O período correto para os exercícios compreende os meses de novembro a abril.

A decisão da Marinha, em resposta ao ofício enviado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), foi apenas por “adiar os exercícios”, mas o órgão não divulgou detalhes sobre o assunto e nem falou com a imprensa.

De acordo com os ambientalistas, caso os exercícios fossem realizados nesta época de reprodução dos animais, poderiam comprometer em até 75% o sucesso da reprodução na temporada.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *