• Marcello Veríssimo

    O vento chegou com uma forte tempestade por volta das 22 horas desta quarta-feira (10) levando tudo pela frente. Os quatro municípios do Litoral Norte amanheceram nesta quinta-feira (11) contabilizando os prejuízos causados pela passagem do ciclone extratropical. E não foram poucos.

    A ventania já estava prevista e, por volta das 22h30, segundo a estação meteorológica da praticagem do Porto de São Sebastião ultrapassou os 110 km/h. O município, aliás, foi um dos mais atingidos pela tempestade.

    Relatos de moradores e vídeos mostram a força do vento que atingiu o Canal de São Sebastião com rajadas de 90km/h. De acordo com o Departamento hidroviário, que opera a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, a operação foi paralisada por volta das 20h15 da noite de ontem. Ainda na manhã desta quinta-feira, o serviço continua interrompido e as câmeras que monitoram a área de embarque e desembarque estão indisponíveis.

    O DH informou que por segurança o serviço só deve ser retomado quando houver condições seguras para a navegação. Por questões de segurança, a travessia só pode ser feita com ventos até 46 km/h.

    Pela cidade não faltam problemas causados pelo mau tempo. Balanço da Defesa Civil de São Sebastião mostra que foram registradas ao menos 30 ocorrências de quedas de árvores da costa norte a costa sul do municípios, sendo que 7 caíram em cima de residências entre outros problemas, como queda de energia elétrica. Vídeos de moradores, que circulam pelas redes sociais mostram o pânico dos moradores que pareciam não acreditar no que viram.

    A ventania não só levou telhas das casas, mas também parte do prédio da prefeitura, unidades de saúde e das tendas de eventos da Rua da Praia, na região central do município. Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Estadual dos Transportes informou que dois galpões do Porto de São Sebastião que tinham sua estrutura de lona foram derrubados e outros quatro ficaram parcialmente destruídos.

    Caraguatatuba Ubatuba e Ilhabela

    Em Caraguatatuba, foram registrados ao menos 10 ocorrências, envolvendo quedas de árvores, segundo a Defesa Civil. Um vídeo que circula pelo aplicativo de mensagens mostra que um posto de gasolina teve sua cobertura derrubada pelo vento; na avenida da Praia, no centro, a Praça de Eventos também foi destelhada pela ventania.

    De acordo com a Defesa Civil de Ilhabela, foram registradas 15 ocorrências de quedas de árvores. Uma delas caiu sobre fios da rede elétrica, De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão trabalhando na manhã desta quinta-feira na desobstrução e limpeza das ruas para iniciar os reparos necessários.

    Ainda há pontos sem energia elétrica no arquipélago e a empresa responsável pelo abastecimento já foi acionada.

    Em Ubatuba, a Defesa Civil atendeu 12 ocorrências. Entre elas, duas quedas de árvores em cima de casas, mas ninguém ficou ferido. As demais árvores caíram em estradas e ruas.

    A Defesa Civil informou que equipes também estão nas ruas para efetuar a limpeza de desobstrução das áreas.

    A chuva continua forte no Litoral Norte na manhã desta quinta-feira, mas segundo os meteorologistas da Climatempo o tempo deve voltar a melhorar a partir desta sexta-feira (12). O dia deve começar nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.

    A previsão para o litoral é que a temperatura volte a subir no Litoral Norte, com máxima de 18ºC e mínima de 14ºC.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.