A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promove, neste sábado (20), das 9h às 17h, o Dia D de multivacinação e contra a poliomielite.

A campanha de multivacinação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Contempla as 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, entre elas as que protegem contra doenças como hepatites A e B, tétano, pneumonia, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, varicela e HPV, entre outras.

Já a campanha contra a poliomielite é voltada a crianças menores de 5 anos, buscando alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a faixa etária. Até esta quarta-feira (17), São Sebastião havia vacinado 397 crianças contra a poliomielite, o que representa 7,33% da população-alvo, composta por 5.413 crianças.

Para vacinar os filhos, pais ou responsáveis devem levá-los à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência (confira os endereços clicando AQUI) com a carteirinha de vacinação.

 

Após o Dia D, as campanhas continuarão até o dia 9 de setembro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, nas 24 USFs.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças infecciosas, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabelecer meios de defesa contra micro-organismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápido e eficazmente para prevenir a evolução dessa doença. A vacina protege quem a recebe e a comunidade como um todo.

 

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *