• A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, foi escolhida como presidente do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte. A definição da diretoria foi realizada durante reunião virtual, na última terça-feira (23).

    O Fórum é uma instância de articulação coordenada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento do turismo regional, por meio de ações integradas na Região Turística do Litoral Norte composta por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

    “É importante esse envolvimento integrado dos gestores públicos e trade turístico das cidades para fomentar esse espaço de articulação política para ações em prol do turismo do Litoral Norte. Estou muito grata pela oportunidade de conduzir esse grupo”, disse.

    Entendendo o turismo como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social sustentável de territórios, a iniciativa prevê o cumprindo várias etapas de ações, como a formação de um Conselho Gestor, com representantes dos poderes públicos, entidades civis e iniciativa privada, atuar na construção do Plano de Regionalização do Turismo, entre outros.

    As ações tratadas pelo grupo de trabalho do Litoral Norte integrarão o Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo no Estado de São Paulo (PE2030) e o documento de Estratégias Setoriais para a Aceleração da Retomada do Turismo no Estado de São Paulo, financiado por meio de cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Setur-SP.

    Vale destacar que a estratégia de regionalização do turismo, apesar de já existente em alguns estados brasileiros, foi estabelecida oficialmente pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2004 como um avanço do Programa de Municipalização do Turismo (PNMT), visando ampliar o alcance e abrangência das ações para um contexto regional. Na prática, o MTur estimula que os municípios se organizem em regiões turísticas de modo a fortalecer a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística.

    A vice-presidência ficou com o secretário de Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, e o cargo de secretário foi preenchido pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Ricardo Cretella. Esse foi o primeiro encontro do Fórum Regional e, bimestralmente, este grupo estará reunido para tratar do projeto.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.