• O prefeito, Felipe Augusto, inaugurou na noite desta quarta-feira (24), a Casa do Patrimônio Histórico de São Sebastião, localizada à Avenida Dr. Altino Arantes, nº 06 (antiga Biblioteca Municipal).  A Casa abriga a nova sede do Arquivo Histórico Municipal.

    Após a reforma feita pela Prefeitura no prédio, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), foi viabilizada a instalação de duas salas climatizadas para abrigar o rico acervo; sala para a equipe técnica; sala de tratamento de documentos; cerca de 60 estandes para abrigar o rico acervo do Arquivo Histórico e ala expositiva e computadores para acesso gratuito à internet, com o intuito de auxiliar em trabalhos de pesquisas e acesso futuro ao acervo de forma virtual.  O investimento foi superior a R$ 500 mil.

    O Arquivo Histórico foi criado em 1992, com o objetivo de preservar elementos significativos para a memória de São Sebastião, de preservar documentos de valor histórico, pesquisas sobre o desenvolvimento do município e exposições fotográficas que retratam a evolução histórica da cidade.

    O acervo é composto por jornais, fotos, documentos em suporte de papel, microfilmes e objetos doados para moradores da cidade e por instituições. O acervo conta com mais de 8.500 registros fotográficos dos séculos XX e XXI; cerca de 55.000 imagens produzidas entre 1991 a 2004 pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura; além de 950 publicações no acervo bibliográfico; materiais de pesquisa de história e arquitetura dos séculos XVII, XVIII e XIX e arquivos de processos do Tribunal de Justiça do Estado dos séculos XVIII, XIX e XX.

    O Arquivo Histórico Municipal está subordinado tecnicamente ao Arquivo Público Municipal, integrando o Sistema Municipal de Arquivos, conforme a Lei Complementar, nº 267/21, de 08 de setembro de 2021.

    Felipe Augusto destacou a atenção e os investimentos do município na preservação do patrimônio histórico e cultural. “Temos a grata satisfação de entregar a Casa do Patrimônio Histórico de São Sebastião, que possui arquivos históricos, totalmente digitalizados, de valor inestimável, como o jornal Imprensa Livre e uma lauda do Tribunal de Justiça, de 1933, entre outros. Todos à disposição para consulta pública. Nos últimos anos, investimentos muito na cultura, tradições caiçaras, no resgaste das memórias dos nossos artistas, artesãos; investimos em prédios públicos, como a biblioteca, essa Casa, a recuperação da Casa Severino Ferraz; a Casa da Música, a recuperação do Teatro Municipal; em oficinas culturais; criamos espaço para discussão cultural, investindo nas memórias e resgate da tradição de São Sebastião. A Prefeitura investe em nosso patrimônio imaterial e nosso patrimônio material e histórico”.

    Escola inaugurada

    Na segunda-feira (22), o Felipe Augusto entregou mais uma importante obra, desta vez na Educação, a EMEI Iraydes Lobo Vianna do Rego (EMEI Algodão Doce), localizada na Alameda Santana, 370, no bairro Pontal da Cruz.

    Foram realizadas: reforma dos banheiros, cozinhas e administração; adequação para acessibilidade; troca do forro das salas; reforma geral da quadra; pintura geral do prédio; troca de esquadrias para alumínio e instalação de telhado metálico termoacústico. O investimento foi de R$ 871.934,87. A obra beneficia mais de 70 alunos e quase 10 professores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.